O que fazer em Paris em Janeiro
INFORMAÇÕES ESSENCIAS PARIS MÊS A MÊS

Paris em janeiro: clima, o que levar, o que fazer

Paris em Janeiro  – Como é Paris em Janeiro? Essa é a dúvida que muitos viajantes tem. Tipicamente um mês de férias no Brasil, janeiro acaba sendo a oportunidade do ano para muitos viajarem. As crianças estão em casa, o calor está de arrasar, praias lotadas, isso tudo faz o aeroporto parecer a melhor saída!

Diante desse cenário, precisamos descobrir se vale a pena visitar Paris em janeiro. O mês é o auge do inverno no hemisfério norte, com baixas temperaturas, o que pode ser um desafio para muitos brasileiros. Entretanto, a cidade de Paris em janeiro continua funcionando a todo vapor como no resto do ano.

CHECKLIST para sua viagem à Paris em Janeiro

☐ Encontre hotéis econômicos em excelentes localizações aqui e encantadores hotéis com vista para a Torre Eiffel aqui

☐ Reserve seu transfer do aeroporto de Paris para uma chegada sem estresse

☐ Garanta seu E-sim com pacote dados para chegar em Paris com internet no seu celular: Internet no celular em Paris e em toda Europa

☐ Saiba como usar o metrô em Paris

Reserve com antecedência atrações que esgotam rapidamente com desconto

☐ Saiba o que comer em Paris quais souvenir comprar em Paris

Resumo

Vale a pena visitar Paris em Janeiro de 2023?

Depende! Listei abaixo os pontos positivos e negativos de visitar Paris em janeiro para ajudar você a tomar sua decisão. No que posso te adianta, visitar Paris é sempre uma boa idéia.

Paris em janeiro é menos movimentada, mas ainda tem muito charme. Se você quer aproveitar os museus e várias atrações imperdíveis de Paris com calma, Paria em janeiro é o momento ideal. Explore os museus com calma, bebericando vinho quente com canela, aquecendo as mãos e o corpo todo com um chocolate quente e bem cremoso.

Por ser um mês de baixa temporada, é possível encontrar bons preços para as passagens aéreas e também para hospedagem em Paris em janeiro. Por isso, um bom planejamento de viagem fazendo suas reservas com antecedência podem te garantir uma boa economia.

Com frio ou sem frio, aqui nesse post você vai encontrar 25 coisas que você deve fazer quando visitar Paris. Tem atividades para todas as estações e clima. Vale a pena conferir para não deixar nada legal de fora do seu roteiro.

Se você vai visitar Paris em janeiro com todo o friozinho, você vai encontrar ainda algumas atividades disponíveis das festas de final de ano como os mercados de Natal em Paris. Além disso, aqui nesse post de indico 25 coisas que você precisa comer em Paris independente da estação.

Janeiro em Paris é uma ótima época para fazer compras em Paris pois é a uma das temporadas de liquidações em Paris, uma bela oportunidades para você Comprar souvenirs em Paris e aproveitar uma das 30 sugestões para trazer na mala.

Se você ainda estiver na dúvida de visitar Paris em janeiro, eu explro aqui qual é a melhor época do ano para visitar Paris, o clima e principais eventos por mês.

Booking.com

Por quê visitar Paris em janeiro?

Algumas poucas atrações podem estar fechadas em Paris em janeiro, como é o caso da casa de Claude Monet em Giverny. Mas, essa é uma excessão à regra. Se as condições climáticas estiverem estáveis, não há restrições sobre o que funciona em Paris.

Preços baixos para passagens aéreas e hotéis

Janeiro em Paris é um dos meses da baixa temporada em Paris. Isso faz com que você consiga encontrar boas ofertas e promoções para hospedagens e passagens aéreas. Se você reservar seu pacote de viagem com 2 a 3 meses de antecedência, é bem provável que vá gastar menos do que em maio, por exemplo. A maioria dos passeios fica de 20 a 30% mais baratos nessa época do ano em Paris.

Confira também: Passagem Aérea Barata Para Paris E A França: Como Encontrar

Menos tumulto por conta do excesso de turistas em Paris em janeiro

Visitar Paris em Janeiro

Como o turismo está no modo de maré baixa em comparação com a primavera ou o verão, visitar Paris em janeiro também oferece ótimas oportunidades para explorar com calma alguns dos melhores pontos de arte e cultura da cidade, como o Musée d’Orsay ou o Centre Pompidou. Você vai poder apreciar tudo no seu ritmo, contemplando as pinturas dos museus ou seus monumentos favoritos.

Aproveitar o charme dos cafés parisienses

Paris Place des Vosges

Não há melhor momento para aproveitar o calor e o charme dos cafés aconchegantes de Paris do que em janeiro. Mesmo nos terraços (parte externa dos cafés), ainda é possível apreciar a cidade, pois a maioria conta com aquecedores para o conforto dos clientes. Certifique-se de pegar um bom livro para lhe fazer companhia enquanto toma um chocolate quente. Se você quer combinar seu café com um ótimo programa, passe seu dia pelo Quartier Latin ou em Saint-Germain-des-Prés.

Patinar no gelo e fazer outras atividades ao ar livre de inverno

O que fazer em Paris em janeiro

Atividades ao ar livre também não estão fora de questão: desde patinação no gelo até viagens de um dia fora da cidade (uma visita para contemplar os jardim de Versailles pode ser bem interessante em janeiro).

Aproveitar as imperdíveis liquidações de Paris em janeiro

Liquidações em Paris

As grandes liquidações de Paris (Les soldes) acontecem duas vezes ao ano, no inverno (em janeiro) e no verão (agosto). As liquidações de Paris são regulamentadas pelo governo e só podem acontecer nessas épocas. Se você visitar Paris em janeiro, terá a chance de aproveitar as liquidações de Paris.

As Lojas de departamentos de Paris, boutiques, lojas de designers e até lojas de eletrônicos limpam deus estoques da temporada anterior, reduzindo gradualmente os preços ao longo do período de vendas.

As liquidações de Paris começam na segunda quarta-feira de janeiro e duram cinco semanas. Algumas liquidações não terminam no dia anunciado, mas isso é um segredinho dos locais. Se você estiver em Paris antes da liquidação começar, já pode perguntar discretamente ao vendedor de alguma loja se o ítem que você gostou vai entrar na liquidação. Você vai fazer um bom negócio se puder voltar na semana seguinte!

Clima frio e úmido (ponto negativo)

 

Como é Paris no inverno

Esta época do ano certamente agrada a todos. Se você não gosta do clima frio e úmido, e prefere as atividades ao ar livre em dias ensolarados fazendo piqueniques e passeios de barco, e prefira visitar Paris à partir de Abril até Setembro. Não que você não vá poder fazer um pequenique se você quiser muito, mas pode ser que não seja tão agradável para você.

Algumas atrações podem estar fechadas (ponto negativo)

Com é Paris em Janeiro

Enquanto a maioria das principais atrações continua aberta, algumas atividades e pontos turísticos de Paris em janeiro podem ser menos atraentes para alguns nesse período do inverno. Por exemplo, você vai poder fazer um cruzeiro de barco no Sena, mas com ventos gelados se estiver num barco aberto. Mas é sempre bom ficar de olho. Paris em janeiro pode ter chuvas que elevam o nível do Rio Sena. Caso a elevação do nível das águas seja muito alta, os passeios de barco podem ser suspensos. Isso aconteceu em Paris em janeiro de 2018, por exemplo.

Dias mais curtos no inverno (ponto negativo)

Começa a escurecer à partir das 15h30 durante a primeira quinzena de janeiro em Paris, então você precisa começar seu dia cedo para aproveitar ao máximo. Com os dias mais curtos do inverno de Paris em janeiro, o tempo para passeios diminui um pouco. Mas pelo lado positivo, isso te garante a possibilidade de explorar a excelente vida noturna de Paris. Você pode aproveitar desde os melhores bares, desfrutando de uma simples taça de vinho com uma deliciosa raclete, até os famosos espetáculos de cabaret.

O que fazer em Paris em janeiro

Ao contrário das coisas usuais para fazer em Paris , aqui, vou focar apenas nas coisas que só podem ser feitas em Paris em janeiro.

1. Aproveite para fazer compras nas liquidações de Paris em Janeiro

Liquidações em Paris

Se você sempre quis comprar algo em Paris, mas sempre foi adiado pelo preço, janeiro é um ótimo momento para comprar, pois quase todas as lojas oferecem descontos.

Com descontos que chegam a 70%, às vezes 80, você não pode ter um momento melhor para fazer compras em Paris do que em janeiro. Não deixe de aproveitar as liquidações de Paris nessa época!

2. Visite Os Museus E As Principais Atrações De Paris

Não há melhor época para visitar os museus parisienses do que em janeiro! Visitar atrações internas é uma rede de segurança para escapar do frio do lado de fora enquanto ainda aprecia a beleza desses monumentos franceses . A melhor parte é que você não vai competir por espaço com outros turistas já que poucos deles viajam para Paris em janeiro!

Por isso, em dias de chuva ou quando o tempo está muito frio para aproveitar as atrações ao ar livre, você pode usar esse tempo para visitar lugares como o Museu Orsay, o Centro Pompidou, a Ópera e algumas outras atrações escondidas e populares em Paris .

Dica profissional* Se você planeja visitar várias atrações em Paris, eu aconselho você a comprar este passe da cidade de Paris , pois ajudará você a economizar dinheiro e ao mesmo tempo dar acesso a quase todas as principais atrações.

Mas se você gosta apenas de arte e museus, recomendo comprar este passe de museu , pois ele lhe dará acesso a todos os museus de Paris, incluindo os menos conhecidos.

Alternativamente, se você acha que o passe de Paris pode não valer a pena, especialmente se você planeja visitar apenas alguns lugares, considere comprar ingressos individuais. Abaixo estão alguns dos ingressos sem fila que você pode comprar on-line para economizar tempo.

Este ingresso sem fila  para o museu do Louvre ou esta visita guiada ao Louvre para aproveitar ao máximo sua visita.

O ingresso sem fila  para o museu de Orsay

Ingresso sem fila para o Centro Pompidou.

Você pode conferir mais  ingressos sem fila aqui para economizar tempo procurando por eles.

Confira também: Mini Guia De Visita Ao Museu Do Louvre: 10 Itens Imperdíveis Da Coleção

3. Vá Patinar No Gelo Em Uma Pista De Gelo

Patinar no Grand Palais

Durante o inverno, Paris é adornada com uma série de pistas de gelo temporárias, onde você pode se aquecer enquanto se mantém ativo e aproveita o ar livre. Embora alguns deles fechem com seus respectivos mercados de Natal, alguns deles permanecem abertos até um pouco além de janeiro.

Portanto, não fique apenas dentro de casa, saia, alugue patins e teste suas habilidades de equilíbrio enquanto desfruta desta bela cidade. Algumas das pistas de gelo que ficam abertas até o início de janeiro incluem as pistas de gelo no Jardin des Tuileries, Grande Arche de la Défense e Plaza Athénée, que na verdade fica aberta até o final de janeiro.

4. Visite Alguns Mercados De Natal

Paris em Dezembro

Embora a maioria dos mercados de Natal em Paris termine em dezembro, alguns ficam abertos até os primeiros dias de janeiro. Se por algum motivo você não puder estar lá em Paris em dezembro, ainda poderá pegar alguns deles no início de janeiro.

Alguns dos mercados de Natal em Paris que costumam ficar abertos até janeiro incluem; o Mercado de Natal das Tulherias, que fica ao lado do Louvre, o Mercado de Natal de Paris no Hôtel de Ville e o Mercado de Natal de Saint-Germain-des-Prés e a Vila de Natal do Trocadéro (embora em alguns anos não fique aberto até janeiro).

5. Experimente o movimento da semana de Moda Masculina De Paris

Todos sabemos o calor que a semana de moda de Paris provoca na capital francesa. Quer dizer, é um dos maiores e mais divulgados eventos do mundo na indústria da moda. Embora você não possa comparecer, pois é um evento apenas para convidados, a vibração que cria é sempre sentida em Paris.

6. Explore As Passagens Cobertas De Paris

Passagens cobertas de Paris - 2 arrondissement de Paris

Paris é famosa por suas belas passagens cobertas e janeiro é a época perfeita para explorá-las, especialmente em dias de chuva forte. Além de escapar do mau tempo lá fora, você pode apreciar a arquitetura dos telhados de vidro que cobrem as passagens enquanto você pula de uma loja para outra. Existem várias passagens cobertas em Paris, mas as mais bonitas para explorar incluem a Galerie Vivienne, que é a mais icônica de Paris, Passage Jouffroy, que tem um hotel, museu e uma boate em suas paredes, Passage Verdeau, perfeita para amantes de antiguidades, Jardin Du Palais Royal e as galerias ao redor para se sentir como a realeza e tantos outros.

7. Assista A Um Show De Cabaré tradicional de Paris

Show Moulin Rouge Ano Novo em Paris

Procurando ideias sobre como passar sua noite em Paris em janeiro? Então assistir a um show de cabaré é uma ótima ideia! Passe sua noite sendo presenteado com todo tipo de entretenimento assistindo a produções musicais e teatrais criativas que consistem em cantar, dançar e tocar instrumentos enquanto desfruta de uma refeição francesa ou até champanhe.

Há uma série de lugares onde você pode desfrutar de um show de cabaré, mas o mais popular é o Moulin Rouge Paris , seguido pelo Crazy Horse Paris e Le Paradis Latin Cabaret .

No entanto, como esses shows reservam ou pelo menos as melhores posições de assentos, é melhor reservar seu ingresso on-line para estar no lado seguro.

Você pode reservar esse show no Mouline Rouge que vem com jantar ou esse show que vem só com champanhe.

8. Desfrute De Uma Fatia De Natal Na Disneyland Paris

Disney Paris Ano Novo Reveillon

Disneyland Paris é o lugar mais mágico da França. E, claro, o Natal é a época mais mágica do ano! Então, quando você consegue um momento mágico e o coloca no lugar mais mágico, o resultado é além de mágico! É isso que a Disneyland Paris se torna durante o Natal até o início de janeiro, durante o festival de Natal Encantado da Disney.

De decorações incríveis e personagens da Disney que estão vestidos perfeitamente em seus melhores trajes de Natal a uma atmosfera cheia de férias, o que mais você pode pedir? Se você for à Paris com crianças esse é um programa imperdível nesse época.

Experimente a época mais mágica de janeiro reservando seu ingresso para a Disneyland Paris aqui para garantir que você não perca este evento especial.

9. Cruzeiro com jantar no Sena com cobertura de vidro

Cruzeiro com jantar no Sena - Reveillon em Paris

Paris é linda à noite iluminada. Imagine fazer um cruzeiro com um jantar gourmet pelo Sena, vendo a cidade cintilante, e se deliciando com o melhor da gastronomia francesa. Eu recomendo muito esse cruzeiro especialmente nesse tipo de barco que é fechado e com uma cobertura transparente. Desse jeito você não perde nada da vista de Paris em janeiro mesmo protegido do frio e do vento.

10. Participe Do Festival Das Luzes De Paris

Para uma noite emocionante em Paris em janeiro, participe do festival de luzes de Paris. Todos os anos, geralmente de novembro a janeiro, o Jardin des Plantes se ilumina em um cenário espetacular que surpreende crianças e adultos. O tema do festival muda a cada dois anos, mas o foco geral é a flora e a fauna e esclarece como podemos proteger a terra enquanto contamos uma história através da arte e das luzes.

11. Aproveite A Semana De Coquetéis Em Paris

Você ama coquetéis? Se você respondeu sim, então você deve viajar para Paris em janeiro! Com vários bares participando deste evento, você tem a chance de provar diferentes coquetéis – alcoólicos e não alcoólicos para apreciar a criatividade de vários mixologistas ou bartenders.

Durante a semana de coquetéis, alguns dos melhores bares de coquetéis participantes oferecem dois coquetéis – 1 alcoólico e 1 não por um preço especial para pessoas que gostariam de experimentar seus novos coquetéis. Tudo o que você precisa fazer é reservar um ingresso no site oficial da semana de coquetéis de Paris e escolher um bar participante no qual gostaria de beber.

12. Participe Do Festival Da Maravilha

As festividades de Natal podem ter acabado, mas você ainda pode desfrutar de algum tipo de festival, mesmo no inverno, participando do festival da maravilha. Assim como o próprio nome sugere, o Festival Du Merveilleux no Musée des Arts Forains em Bercy é uma verdadeira maravilha que mostra vários artistas de contadores de histórias, mágicos, músicos, sapateadores, dançarinos de seda aérea, marionetistas, funambulistas a todos os tipos de artistas para celebrar o temporada festiva. Além de apreciar o trabalho artístico, você poderá passear pela charmosa vila de Bercy e aproveitar toda a sua magia natalina.

13. Visite alguma das Exposições de Arte em Paris

Sendo um lugar de arte, Paris nunca fica sem exposições independentemente da época do ano e janeiro não é exceção. Com vários museus, centros culturais e galerias de arte sempre trabalhando para apresentar seus melhores e novos trabalhos, você não pode deixar de encontrar uma exposição para assistir. Mas como as exposições continuam mudando ano após ano, você pode conferir este site para encontrar exposições em Paris programadas para janeiro deste ano.

Temperatura de Paris em janeiro

Paris em Janeiro

Janeiro é o mês mais frio e chuvoso de Paris. A temperatura média de Paris em janeiro é de 5°C. A temperatura máxima durante o dia varia de 6°C no início de janeiro a 8°C até o final do mês. Muito raramente a temperatura chega acima de 12°C ou cai abaixo de 0°C. Alguns anos chega a chover até 17 dias no mês de janeiro em Paris. Portanto, leve seu sempre seu guarda-chuvas com você!

Como já mencionado, janeiro em Paris é geralmente muito frio, com ocasionais chuvas geladas. A neve é ​​rara nesta época do ano, mas quando chega, tende a derreter rapidamente, deixando tudo uma bagunça. É por isso que estar bem preparado vai garantir que você fique quentinho, seco e confortável. Afinal, dizem que não existe tempo ruim, mas sim roupa errada para o clima!

Apesar das fortes chuvas serem menos comuns em janeiro, Paris é bem conhecida por suas chuvas repentinas. Então, levar um bom guarda-chuva que resista a um dia chuvoso e com algum vento é definitivamente uma boa ideia, mesmo que não haja chuva nas previsões.

Como a cidade tende a estar molhada, é sempre bom levar dois pares de sapatos fechados ou botas, de preferência impermeáveis. Ninguém quer passar o dia andando no frio com os pés molhados, não é mesmo?

Como é Paris em janeiro

Sapatos com bom solado e aderência são importantes, porque as ruas podem ficar escorregadias. Especialmente quando for explorar as áreas montanhosas da cidade como Montmartre, usar um calçado adequado irá garantir que você não tome um escorregão (ou pior, uma queda).

Quando neva, ela tende a derreter rápido e deixar o piso molhado e escorregadio. É por isso que, na minha humilde opinião, os saltos altos e os sapatos sem aderência não são ideais para andar por Paris em janeiro.

Traga um par de luvas de alta qualidade para garantir que você não fique com as mãos congeladas. Pode ser que no final você nem precise delas, mas seguro morreu de velho!

Itens para levar na mala para Paris em janeiro

  • Guarda-chuva e capa de chuva
  • Luvas para aquecer as mãos quando necessário
  • 2 sapatos ou botas fechados e de preferência impermeáveis
  • Toucas para proteger a cabeça do frio
  • Echarpes e cachecóis para manter o pescoço aquecido
  • 2 a 3 Blusas térmicas de segunda-pele
  • 1 a 2 calças térmicas de segunda pele
  • 1 Jaqueta ou sobretudo de preferência impermeável
  • Meias quentes!

Como se vestir em Paris em Janeiro

 

Dicas para visitar Paris em janeiro

Passeio de barco no Rio Sena – Evite!

Sim, estou indicando alguns cruzeiros para você pelo Sena em Janeiro, mas com ressalvas. Embora haja muitas vantagens em visitar Paris em janeiro no período de baixa temporada, fazer um cruzeiro no Rio Sena num barco aberto pode não ser muito agradável. Se você achar indispensável fazer o cruzeiro no Rio Sena em janeiro, dê preferência para um barco fechado, ou faça o cruzeiro com jantar no Rio Sena. O barco será fechado, e você estará protegido do vento e do frio.

Acorde cedo e vá para rua!

Começa escurecer pelas 15h30 durante a primeira quinzena de janeiro em Paris, então comece o dia cedo para aproveitar ao máximo.

Faça um roteiro flexível!

Faça seu roteiro com margem para dias chuvosos, onde você possa realocar as atividades de acordo com o clima. Por que subir a Torre Eiffel num dia chuvoso se você pode visitar um museu ou as passagens cobertas de Paris nesse dia. Então lembre-se disso, flexibilidade no seu roteiro é alma do negócio para visitar Paris em janeiro.

O que comer em Paris em janeiro – Comidas típicas

A culinária francesa é muito rica e diversificada. Os franceses tendem a adaptar sua culinária às estações do ano e eventos festivos. Se você visitar Paris em janeiro, não será diferente. Você poderá se deliciar com a culinária francesa e as delícias típicas dessa época do ano. Vamos ver o que de tradicional você pode experimentar em Paris em janeiro!

Galette des Rois

Galette des Rois

Galette des Rois é uma torta de francesa feita com manteiga e massa de farinha de amêndoas. Os parisienses marcam o fim da festa da Epifania, no sábado, a festa faz alusão aos reis magos. Existem competições para ver qual Boulangerie faz a melhor galette des Rois. Você vai poder participar experimentando todas!

Chaud les Marrons

Marrons em Paris

Enquanto caminha pelas frias ruas de Paris em janeiro, você vai ouvir de vez em quando gritos de “Chaud les marrons!” dos vendedores que vendem castanhas assadas em carvão. No Brasil a gente conhece os “marrons” como castanha portuguesa. Quando eu era criança isso era uma comida típica de Natal que a minha avó fazia. Hoje em dia não sei se ainda tem alguém que faça. Se você quiser matar a saudade das castanhas portuguesas, pegue seus “marrons” numa barraquinha e voilá!

Vin Chaud

Vin ChaudEm Paris, o vinho quente não é apenas para o Natal, mas ele é servido até o início da primavera. O vinho quente, ou Vin chaud à la française é feito com vinho tinto seco, açúcar, canela, cardamomo, cravo, casca de laranja e um pouco de conhaque. Você pode comprar numa barraquinha e seguir tomando enquanto passeia pelas ruas de Paris.

Chocolate quente da Angelina

Chocolate quente da Angelina

Angelina é famosa por seu chocolate quente (le chocolat chaud en francês) e é frequentemente citada como o melhor chocolate quente de Paris. O chocolate quente francês não é nada parecido com o chocolate quente convencional que conhecemos. É extremamente quente e cremoso, excelente para um dia frio. Não deixe de experimentar!

Confira também: Onde beber os melhores chocolates quentes de Paris

Espero que essas dicas sejam bastante úteis para você aproveitar Paris em janeiro. Está com a sua viagem marcada ou já foi para Paris em Janeiro? Me conte aqui nos comentários!

You Might Also Like...