Paris em fevereiro vale a pena? Minha resposta para essa pergunta é: Paris sempre vale a pena! Brincadeiras à parte, o mês de fevereiro é um mês interessante para visitar Paris. Ainda estaremos na baixa temporada, mas a cidade já começa a sacudir a poeira do inverno com eventos interessantes, mas sem estar muito cheia.
Se você gosta de frio, pode ser que ainda pegue uma neve nesse mês. É raro, mas pode acontecer. Você também vai pegar o final da liquidação de inverno. A boa notícia é que as peças da liquidação vão estar ainda mais baratas em Paris em fevereiro. Se quiser dicas para aproveitar as liquidações de Paris, veja meu artigo Liquidações em Paris: Onde fazer suas compras. Nesse artigo vou explicar tudo para você saber como é Paris em fevereiro e se vale a pena programar sua viagem para esse mês.
CHECKLIST para sua viagem à Paris em Fevereiro☐ Encontre hotéis econômicos em excelentes localizações aqui e encantadores hotéis com vista para a Torre Eiffel aqui ☐ Reserve seu transfer do aeroporto de Paris para uma chegada sem estresse ☐ Garanta seu E-sim com pacote dados para chegar em Paris com internet no seu celular: Internet no celular em Paris e em toda Europa ☐ Saiba como usar o metrô em Paris ☐ Reserve com antecedência atrações que esgotam rapidamente com desconto ☐ Saiba o que comer em Paris quais souvenir comprar em Paris |
Resumo
Vale a pena visitar Paris em fevereiro?
Paris tem atrações o ano inteiro para todos os gostos. Para quem gosta de visitar os museus, nem vai perceber que está frio lá fora. Digo o mesmo para quem gosta de restaurantes. Os passeios mais impactados são as visitas aos jardins, e lugares mais abertos como a Torre Eiffel. Você ainda vai poder curtir isso tudo, mesmo com o frio, só precisa usar as roupas certas.
Por que visitar Paris em fevereiro
O clima de inverno aconchegante
Fevereiro é o último mês do inverno e dá para administrar o frio usando as roupas certas. Você ainda pode patinar no gelo ao ar livre e aconchegar-se em cafés parisienses com uma xícara de café.
Poucos turistas
Paris em fevereiro permite que você seja mais um viajante do que um turista. Você pode se envolver mais com a cultura local, porque há menos turistas e você pode ter uma experiência em Paris como um parisiense.
Menos filas
Paris tem muita coisa para fazer que dá para escapar do frio. São muitos museus, concertos, cabarés, e lugares fechados. Essas atividades não são afetadas pelo clima, mas menos turistas quer dizer também filas menores em todos os lugares e mais espaço para você relaxar e explorar a cidade em paz. Se você já visitou Paris no alto verão, sabe do que eu estou falando!
Grandes liquidações e ofertas por todo lugar
Você pode aproveitar o final das liquidações de inverno quando todas as lojas oferecem descontos. Além disso, os hotéis e as passagens aéreas costumam ser mais baratos nessa época.
Atrações fechadas (pontos negativos)
Algumas atrações podem estar fechadas nesse mês, como é o caso de Giverny (a casa de Monet). E outras podem fechar temporariamente por conta das condições climáticas, como a Torre Eiffel em dias de neve e vento, por exemplo.
Está bem frio ainda (pontos negativos)
Se você não gosta de frio, definitivamente, Paris em fevereiro não é para você. O inverno em Paris vai de dezembro à metade de março, quando começa a primavera. Se você não gosta de frio, evite esses meses. Se você for ficar poucos dias, corre o risco de pegar a maioria dos dias um tanto cinza, já que nem todo dia faz sol em Paris em fevereiro.
O que fazer em Paris em fevereiro
Fevereiro em Paris já começa com um feriado. Além disso, tem muita coisa acontecendo na cidade. Vamos conferir!
1. Celebrando o La Chandeleur
Oficialmente, Chandeleur é um feriado católico comemorado 40 dias depois do Natal, no dia 2 de fevereiro em Paris e na França. No entanto, seu verdadeiro significado é revelado pelo nome mais comum do dia: la fête des crêpes. Nesse dia, tradicionalmente, os franceses comem crêpes. Você pode aproveitar e celebrar o chandeleur fazendo um cruzeiro pelo Sena e comendo um crepe aos pés da Torre Eiffel!
Para celebrar o seu amor por este prato francês, dirija-se ao requintado Breizh Café ou à rústica La Crêperie de Josselin, duas das mais famosas creperias de Paris.
O feriado também é cercado de várias superstições, desde rituais para atrair prosperidade, até “previsão do tempo”. Se chove no dia do Chandeleur, os franceses dizem que ainda haverá mais 20 dias de chuva. Se o tempo está muito frio, eles dizem que o inverno ainda vai durar algumas semanas.
2. Celebrar o dia dos namorados em Paris – Saint Valentin em Paris
Em 14 de fevereiro é celebrado internacionalmente o dia dos namorados. Diferente do Brasil, onde celebramos em 12 de junho, na França se segue a tradição internacional, e celebra-se o dia de Saint Valentin, ou Valentines’ day em inglês. Você pode fazer um programa romântico e escolher um belo restaurante romântico em Paris.
Paris é o paraíso dos amantes, a cidade dos apaixonados. Vários estabelecimentos da cidade oferecem ofertas especiais e eventos para casais exclusivamente no dia 14 de fevereiro de cada ano. As vitrines das patisseries e dos chocolatiers ficam cheias de ítens especiais em homenagem aos amantes.
Se você vai ter a sorte de estar em Paris em fevereiro e ainda acompanhado do seu amor, você pode escolher vários passeios românticos para fazer, como um jantar de luxo no topo da Torre Eiffel ou um jantar romântico fazendo um cruzeiro pelo Sena.
Roteiro Romântico de 1 dia em Paris: 9°, 17° e 18° arrondissement
Roteiro romântico de 1 dia em Paris: 1°, 7° e 8° arrondissement
3. Aproveite para fazer compras nas liquidações de Paris em Fevereiro
Se você sempre quis comprar algo em Paris, mas sempre foi adiado pelo preço, fevereiro é um ótimo momento para comprar, pois quase todas as lojas oferecem descontos.
Com descontos que chegam a 70%, às vezes 80, você não pode ter um momento melhor para fazer compras em Paris do que em fevereiro. Não deixe de aproveitar as liquidações de Paris nessa época!
4. Visite Os Museus E As Principais Atrações De Paris
Não há melhor época para visitar os museus parisienses do que em fevereiro! Visitar atrações internas é uma rede de segurança para escapar do frio do lado de fora enquanto ainda aprecia a beleza desses monumentos franceses . A melhor parte é que você não vai competir por espaço com outros turistas já que poucos deles viajam para Paris em fevereiro!
Por isso, em dias de chuva ou quando o tempo está muito frio para aproveitar as atrações ao ar livre, você pode usar esse tempo para visitar lugares como o Museu Orsay, o Centro Pompidou, a Ópera e algumas outras atrações escondidas e populares em Paris .
Dica profissional* Se você planeja visitar várias atrações em Paris, eu aconselho você a comprar este passe da cidade de Paris , pois ajudará você a economizar dinheiro e ao mesmo tempo dar acesso a quase todas as principais atrações.
Mas se você gosta apenas de arte e museus, recomendo comprar este passe de museu , pois ele lhe dará acesso a todos os museus de Paris, incluindo os menos conhecidos.
Alternativamente, se você acha que o passe de Paris pode não valer a pena, especialmente se você planeja visitar apenas alguns lugares, considere comprar ingressos individuais. Abaixo estão alguns dos ingressos sem fila que você pode comprar on-line para economizar tempo.
Este ingresso sem fila para o museu do Louvre ou esta visita guiada ao Louvre para aproveitar ao máximo sua visita.
O ingresso sem fila para o museu de Orsay
Ingresso sem fila para o Centro Pompidou.
Você pode conferir mais ingressos sem fila aqui para economizar tempo procurando por eles.
Confira também: Mini Guia De Visita Ao Museu Do Louvre: 10 Itens Imperdíveis Da Coleção
5. Celebrar o Ano Novo Chinês em Paris
De 20 de janeiro a 2 de fevereiro de 2020 a comunidade chinesa em Paris celebra o ano novo chinês com muito fervor e entusiasmo. Há desfiles de ano novo com trajes tradicionais chineses, dragões coloridos, música e muito brilho, tambores e dançarinos. Há três grandes desfiles chineses de Ano Novo em Paris em fevereiro: Quartier Asiatique (13º Arrondissement), Belleville (10º, 11º, 19º e 20º Arrondissements) e o mais antigo no Alto Marais (3º Arrondissement).
6. Participar do evento Paris Face Cachée – A face oculta de Paris
Paris Face Cachée é um evento anual que acontece em Paris em fevereiro. Durante esse evento, você pode visitar prédios públicos e monumentos que normalmente ficam fechados e inacessíveis ao público. Você pode visitar desde a sala de controle de uma importante estação de trem, visitar os bastidores de um antigo teatro parisiense ou ter uma aula de culinária em uma escola famosa. Você pode conferir aqui as mais de 120 atividades que você pode conferir duranto o Paris Face Cachée.
7. Visitar o Museu de Orsay e Museu do Louvre sem filas e com desconto
A minha maior dica para aproveitar o inverno em Paris, e fazer sua viagem à Paris em fevereiro valer muito a pena, é você adquirir o Paris Museum Pass. O passe te dá acesso sem fila a mais de 60 museus e atrações. Você vai poder curtir todos os museus da lista (que inclui os museus mais famosos e outras atrações), sem fila e ainda economizando. Se chover ou estiver muito frio, é só pular para dentro do primeiro museu que você ver pela frente e não pagar nada a mais por isso!
8. Fazer um cruzeiro de almoço no Rio Sena
Não deixe de fazer um cruzeiro com almoço no Rio Sena, com um menu clássico de 3 pratos. Você vai se deliciar com a culinária francesa e ainda curtir um lindo passeio observando a cidade.
9. Assista A Um Show De Cabaré tradicional de Paris
Procurando ideias sobre como passar sua noite em Paris em fevereiro? Então assistir a um show de cabaré é uma ótima ideia! Passe sua noite sendo presenteado com todo tipo de entretenimento assistindo a produções musicais e teatrais criativas que consistem em cantar, dançar e tocar instrumentos enquanto desfruta de uma refeição francesa ou até champanhe.
Há uma série de lugares onde você pode desfrutar de um show de cabaré, mas o mais popular é o Moulin Rouge Paris , seguido pelo Crazy Horse Paris e Le Paradis Latin Cabaret .
No entanto, como esses shows reservam ou pelo menos as melhores posições de assentos, é melhor reservar seu ingresso on-line para estar no lado seguro.
Você pode reservar esse show no Mouline Rouge que vem com jantar ou esse show que vem só com champanhe.
Temperatura de Paris em fevereiro
A temperatura de Paris em fevereiro é bem baixa. Paris em fevereiro é frio mas já está mais para o fim do inverno. Pode ser que ainda neve, mas é raro. E se nevar, não será muita coisa. Paris em fevereiro não chove tanto quanto Paris em janeiro, mas pode acontecer alguma pancada de chuva de vez em quando.
A temperatura média de Paris em fevereiro é de cerca de 8 ° C durante o dia e 3 ° C durante a noite, com temperaturas mínimas atingindo até -3 ° C. Não costuma fazer muito sol, e os dias são meio cinza em Paris em fevereiro. O sol se põe por volta das 17h45 na primeira quinzena de fevereiro, e por volta das 18h30 mais para o do fim do mês. Os dias são mais longos, não tão curtos como no mês de janeiro.
O que levar na mala para uma viagem à Paris em fevereiro
A chave para fazer as malas para Paris em fevereiro é montar sua mala para se vestir em camadas. Desse jeito você se mantem quentinho na rua, e pode se “descascar” nos lugares fechados. Os lugares fechados tem aquecimento, e se você não conseguir tirar alguma peça de roupa, vai passar calor.
Leve uma jaqueta e sapatos impermeáveis. Uma jaqueta grossa com um suéter por baixo já vai dar para vencer o frio. Você pode usar essa combinação de jaqueta e suéter, acrescentando um cachecol ou echarpe, junto com luvas para proteger suas mão do frio, e touca quando necessário.
Leve luvas quentes, meias de lã e algodão, cachecóis e touca. Você pode também comprar quando chegar lá. Então não se preocupe tanto, desde que você tenha o mínimo para se vestir quando você chegar na cidade. Além disso, leve um guarda-chuva ou compre um por lá, e certifique-se de levar uma capa de chuva de bolso e mochila impermeável para proteger seus pertences.
Dicas para visitar Paris em fevereiro
Fevereiro é o final das liquidações de inverno em Paris. Você pode encontrar ainda grandes descontos, então separe um pouco do seu dinheiro da viagem para aproveitar as promoções.
Jantar ou tomar um café ao ar livre pode ser difícil em Paris em fevereiro, mas você pode se aconchegar em um café e tomar uma boa xícara de chocolate quente. Os cafés de Paris são os melhores lugares para observar a rotina dos parisienses e sentir um pouco da cultura local, já que você não encontrará tantos turistas.
Se você gosta de patinação no gelo, você ainda pode desfrutar das pistas de patinação ao ar livre perto do Hotel de Ville e da Torre Montparnasse. Essas pistas geralmente ficam abertas até a primeira semana de março, quando já começa a ficar muito quente para manter o gelo.
Onde se hospedar em Paris em fevereiro
Se você ainda não sabe onde se hospedar em Paris, o melhor é conhecer um pouco sobre os arrondissements de Paris, e escolher a melhor área para você se hospedar em Paris. Uma das minhas áreas favoritas para me hospedar é o Quartier Latin / Saint Germain des Prés. Se você quer um hotel com vista para a Torre Eiffel, nesse artigo eu sugiro alguns. E se você procura um hotel barato em Paris, aqui eu te explico tudo. Para fazer minhas reservas de hotel eu uso o Booking.com. O Booking sempre tem bons preços, e você pode optar por pagar no destino.
O que comer em Paris em fevereiro
Crêpes – Celebrando do Chandeleur
Como falei, fevereiro é a celebração do La Chandeleur em Paris. E tradicionalmente se como Crêpes em 2 de fevereiro em Paris. Portanto, não deixe de aproveitar a oportunidade!
Saboreie um Mont d’Or
O que há de melhor no inverno do que comer um fondue? Um dos queijos de fondue mais famosos da França é o Mont d’Or. Feito a partir de leite de vaca cru e amadurecido em uma caixa de madeira, este queijo é mais apreciado assado no forno com um toque de alho e vinho branco.
Ele é servido com presunto, batata e pão. Você pode escolher um no célebre Fromagerie Quatrehomme ou desfrutar de um no Le Chalet Savoyard, um restaurante aconchegante e especializado em fondue, raclette e outros clássicos que ajudam os franceses a sobreviverem no inverno. Se quiser montar sua própria degustação de queijos, pode comprar queijos em Paris nas melhores lojas.
Se aqueça com uma boa Sopa de Cebola
A sopa de cebola francesa é mundialmente conhecida. Uma tigela de sopa cheia de cebola caramelizada e gratinada com croutons e queijo vai mantê-lo bem aquecido no inverno de Paris em fevereiro. Essa receita criada em Paris é o alimento ideal para o conforto do corpo e da alma.
Experimente um Fondue Savoyarde
Mergulhar o pão dentro de uma tigela grande de queijo derretido quase não tem equivalente! A versão francesa do Fondue vem da região da Savoie , na França, e é a comida ideal para as noites de neve que podem acontecer em fevereiro em Paris. Esse fondue é feito de queijos franceses como Comte, Gruyere, Emmental e uma generosa pitada de alho. Outro prato para experimentar no retaurante Le Chalet Savoyard.
Conheça o tradicional Aligot
Aligot é a versão final de purê de batatas. O prato da região de L’Aubrac, na França, é feito de purê de batatas, alho, creme de leite fresco e muito queijo derretido. O prato é servido com legumes assados e polenta, uma delícia! Recomendo experimentar no restaurante Le Plomb du Cantal.
Se delicie com um bom Bouef Bourguignon
A carne tenra desse prato é enriquecida com vegetais como cenouras, cebolas, cogumelos e alho para criar um guisado cremoso e delicioso, conhecido como Bouef Bourguignon. Um prato tradicional francês, preparado com vinho da Borgonha, o que lhe confere uma cor profunda e um sabor forte incomparável. Esse prato vai aquecer você em Paris em fevereiro. Recomendo experimentar no restaurante Au Bourguignon du Marais.
Além desses pratos maravilhosos para você experimentar em Paris em fevereiro, eu ainda recomendo para você mais 25 coisas que você precisa comer em Paris. Imperdível!
Espero que essas dicas sejam bastante úteis para você aproveitar Paris em fevereiro. Está com a sua viagem marcada ou já foi para Paris em fevereiro? Me conte aqui nos comentários!
Sobre a Autora: Apaixonada por Paris, realizei meu sonho de visitar a cidade pela primeira vez em 2010. Depois de voltar muitas vezes, decidi criar esse blog para compartihar minhas dicas e ajudar você a planejar sua viagem sozinho.