Quando se fala de Paris, é muito difícil selecionar os monumentos imperdíveis. Paris por si só é imperdível! Andar pelas ruas e se enebriar por tanta beleza já faz qualquer pequeno passeio valer a pena. Mas, fiz um esforço homérico aqui para selecionar alguns monumentos que não podem faltar no roteiro da sua próxima viagem.
A cidade de Paris é muito conhecida por seus museus, o Louvre principalmente, mas os monumentos não ficam atrás. Em 2017, 33,8 milhões de turistas pousaram com suas malas na capital para aproveitar as maravilhas que a cidade tem a oferecer: Torre Eiffel, Grand Palais, Arco do Triunfo … Dentre todos esses ícones, seguem 10 monumentos que considero imperdíveis em Paris.
Confira também:
Não tem como não falar dela! A Torre Eiffel estabeleceu-se como o monumento mais emblemático de Paris. Desde 1889, ela observa a capital e seus habitantes e surpreende tanto aqueles que vêm visitá-la como aqueles que a observam de longe. A Dama de Ferro, símbolo e orgulho da cidade, está localizada no Champ-de-Mars, perto da Place du Trocadero. Uma vista de tirar o fôlego espera por você esteja você 1º andar ou no último andar! Dica: sempre compre seu ingresso antecipadamente! A visita à Torre tem sido feita com hora marcada!
Aninhado no 8º arrondissement, na entrada dos Champs-Elysées, o Arco do Triunfo é um dos imperdíveis da capital. De lá do alto os visitantes podem apreciar uma bela vista da cidade. Uma subida que também permite descobrir a história do monumento. Para quem gosta de subir escadas, pode se aventurar e subir os 284 degraus do arco e admirar vistas deslumbrantes de 360 graus da cidade. Já pode adquirir adiantado seu ingresso também.
Esse é o outro símbolo de Paris. Com treze milhões de visitantes por ano, a catedral de Notre-Dame de Paris é uma das atrações obrigatórias da capital. Um local de culto, além de ser um monumento é uma testemunha da história de Paris desde a sua construção. Localizada no coração da Ile de la Cité, a catedral é particularmente conhecida e reconhecida por suas belas rosetas e pelo corcunda que lá vivia na obra de Victor Hugo.
Esse é sem dúvida o museu imperdível na capital, especialmente para quem vai pela primeira vez à Paris. O Louvre lança uma luz sobre a cultura francesa e européia através da exposição permanente de muitas obras de arte, como evidenciam os 8 milhões de visitantes por ano que passam por lá para admirar o sorriso da Mona Lisa ou o fervor da Liberdade guiando seu povo. Um lugar mergulhado na história onde a arte floresceu por dois séculos. O Louvre também é um monumento, já que a pirâmide, que agora é parte integrante do edifício, é uma delícia para os turistas que tiram fotos na frente. E para não pegar filas, não se esqueça de levar seu ingresso!
Esse monumento fica fora de Paris, mas a sua história faz com que seja um dos monumentos mais visitados da região, considerado como uma visita obrigatória para quem passa pela capital. O Castelo, construído a partir de 1623 (sob Luís XIII, até então uma pequena cabana de caça), é um dos monumentos mais visitados da região. Lar de muitos reis da França, de Luís XIII a Luís XVI, o local é uma das mais belas testemunhas da história pré e pós-Revolução Francesa. Para a visita a Versailles, se você não quiser passar metade do seu dia em uma longuíssima fila, é imprescindível já levar seu ingresso.
Segundo monumento religioso mais visitado de Paris, com seus onze milhões de visitantes por ano, a basílica construída no século XIX é uma delícia para os olhos. O distrito de Montmartre, que a rodeia, é também cheio de charme. Uma basílica nas alturas da cidade, contemplando vários séculos de história, e que os turistas gostam de descobrir através da Place du Tertre e Pigalle.
Localizada na interseção dos Champs-Élysées e da Rue de Rivoli, a Place de la Concorde hospeda desde 1836 o Obelisco de Luxor, hoje conhecido como o Obelisco da Concorde. Um tesouro histórico do Templo de Luxor, no Egito, que foi presenteado à França por Mohamet Ali, vice-rei. Um monumento identificado em Paris por turistas que não hesitam em dar uma volta para fazer algumas fotos. Vale a visita!
Originalmente construído para abrigar o feridos em combate do exército, o hotel hospeda hoje, além dos inválidos de guerra, a Catedral Saint-Louis des Invalides, vários museus e uma necrópole militar que abriga o túmulo de Napoleão I. Você pode fazer uma visita apenas olhando e caminhando por fora, já é muito bonito e vale muito a pena. Mas se quiser, com um ingresso você visita todo o complexo incluindo a cripta de Napoleão.
Construído em 1897 para a Exposição Universal de 1900, o Grand Palais é mais conhecido por seu telhado de vidro, cobrindo todo o teto. Hoje, o estabelecimento hospeda principalmente as exposições mais populares da capital, bem como alguns eventos importantes, como Fashion Week ou FIAC. Vale passar por lá mesmo que seja apenas em frente.
O Pantheon é acima de tudo uma igreja, mas hoje é mais conhecido como o último lar dos Grandes Homens da Nação Francesa. De Marie Curie (uma das únicas mulheres a viver lá) para Alexandre Dumas através de Jean Moulin e agora Simone Veil, as personalidades que fizeram a história e a glória da França ficam por lá por decisão do governo francês.
E aí? O que você achou da minha lista de monumentos imperdíveis em Paris? É claro que tem muito mais para ser visto. O que não pode faltar no seu roteiro da sua próxima viagem? Me conte aqui nos comentários!
Sobre a Autora: Apaixonada por Paris, realizei meu sonho de visitar a cidade pela primeira vez em 2010. Depois de voltar muitas vezes, decidi criar esse blog para compartihar minhas dicas e ajudar você a planejar sua viagem sozinho.
Castelos perto de Paris para visitar: A França tem alguns dos castelos mais bonitos do…
Visitar Paris em maio é encontrar a cidade em plena primavera com toda a sua…
Se você estiver indo para Paris em julho, com certeza você vai se divertir. Mesmo…
Paris em Abril: Finalmente chegou a hora de ver Paris iluminada pelo sol. Essa é a época…
Roteiro Emily em Paris: Preparei um roteiro especial para os fãs da série "Emily in…
Paris em Março é o momento que a cidade começa a despertar dos dias mais…
This website uses cookies.