Como visitar o Museu de Rodin – O Museu de Rodin é um dos meus favoritos em Paris. Situado em no Hôtel de Biron, um edifício histórico que foi adquirido pelo governo Francês, e negociado por Auguste Rodin para que ele pudesse viver até o final de sua vida. O prédio é muito bonito, e os jardins, cheios de esculturas originais de Rodin, são maravilhosos para se conhecer.
CHECKLIST para sua viagem à Paris☐ Encontre hotéis econômicos em excelentes localizações aqui e encantadores hotéis com vista para a Torre Eiffel aqui ☐ Reserve seu transfer do aeroporto de Paris para uma chegada sem estresse ☐ Garanta seu E-sim com pacote dados para chegar em Paris com internet no seu celular: Internet no celular em Paris e em toda Europa ☐ Saiba como usar o metrô em Paris ☐ Reserve com antecedência atrações que esgotam rapidamente com desconto ☐ Saiba o que comer em Paris quais souvenir comprar em Paris |
25 coisas que você deve fazer quando visitar Paris
25 coisas que você precisa comer em Paris
Paris em maio: visitando no melhor da primavera
História do Museu de Rodin
o Museu de Rodin de Rodin inaugurado em 4 de agosto de 1919. Cerca de 300 obras da coleção de Rodin estão expostas nesta mansão projetada segundo as linhas da arquitetura clássica e adornada com decoração estilo Rocaille.
O museu está alojado no o Hotel Biron na rue Varenne. Rodin amou esse edifício. A partir de 1908, Rodin alugou quatro quartos para usar como seus estúdios. Três anos depois, quando seu estúdio ocupou todo o edifício, o governo francês comprou o Hotel Biron. Rodin fez um acordo onde doaria todas as suas obras para o governo francês, com a condição de que sua arte estivesse sempre alojada no Hotel Biron, que se tornaria o Musée Rodin, e o artista teria o direito de viver lá para o resto de sua vida.
A coleção permanente do museu inclui mais de 6.000 esculturas em bronze, mármore, gesso, cera e outros materiais. Mas parte dessa coleção encontra-se exposta em outro local nos arredotes de Paris, o Museu du Meudon. Se você quer se aprofundar na obra de Rodin, eu recomendo muito você visitar também o Museu do Meudon. Lá você vai encontrar obras, esboços, e projetos onde você pode tocar as obras de arte de Rodin.
Especial Museus:
Como visitar o Museu d’Orsay: o que ver, história e muito mais
O que ver no Museu do Louvre: Mini Guia para sua visita
O que ver no Museu de Rodin em Paris
O acervo do Museu de Rodin é organizado cronologicamente, começando no andar térreo com o treinamento artístico de Rodin, os anos que ele passou na Bélgica, a escultura chamada era de bronze, e trabalhos comissionados.
A coleção de esculturas no Hotel Biron abriga algumas das obras mais apreciadas e famosas de Rodin, incluindo O Beijo, O Pensador, e uma série de esculturas retratando o célebre escritor francês Honoré de Balzac.
Andar térreo : No andar térreo você vai encontrar material audio visual para assistir como Rodin iniciou seus trabalhos como artista e suas influências.A partir daí, quando ele iniciou seus trabalhos da fase de bronze, criando inúmeras esculturas famosas como O Beijo, O pensador e munumentos públicos.
Primeiro andar: Aqui, você vai poder ver alguns trabalhos de pintura de Rodin, uma apresentação de monumentos famosos feitos por ele, e detalhes da sua primeira exposição solo. Além dos trabalhos de Rodin, você vai poder ver também trabalhos de Camille Claudel, a aluna mais ilustre de Rodin e a coleção de antiguidades do artista.
Exposições temporárias : o museu hospeda regularmente exposições temporárias que exploram aspectos específicos do trabalho de Rodin, suas colaborações e influências mútuas com outros artistas e outros temas. De tempos em tempos, elas são trocadas, e vai depender de quando você for visitar.
Vale a Pena visitar o Museu de Rodin
Vale muito a pena vistar o Museu de Rodin. Esse é um dos meus museus favoritos em Paris. A arquitetura do Museu por si só já vale a visita. Passear pelos jardins do Museu de Rodin é muito agradável. O Museu possui um restaurante onde você pode comer alguns pratos rápidos como saladas ou tomar um café. Se você vai visitar Paris na primavera, visitar o Museu de Rodin vale muito a pena.
O Jardim das Esculturas do Museu de Rodin
Ah esse jardim! Eu conseguiria passar horas por aqui. O Jardim é bastante agradável, com muitas esculturas e ainda inclui na vista parte do Invalides, o prédio onde estão os restos mortais de Napoleão.
Em 1908, Rodin começou a colocar algumas de suas obras no jardim. Hoje o jardim têm cerca de 20 esculturas em bronze, incluindo “As Portas do Inferno”, escultura inspirada no Inferno.
O Jardim também possui um pequeno restaurante onde você pode fazer um almoço rápido ou tomar um café apreciando a vista.
Especial festas de final de ano em Paris
Visitando Paris em dezembro: o que levar na mala
Natal em Paris: 7 maneiras excepcionais de celebrar o Natal em Paris
Principais obras no Jardim do Museu de Rodin
1. O Pensador (Escultura grande em bronze)
“O Pensador”, de Rodin, é uma escultura de uma figura masculina nua, em tamanho maior que o natural, sentada sobre uma rocha, com o queixo apoiado em uma das mãos, como se estivesse mergulhada em pensamentos. É uma imagem frequentemente usada para representar uma grande contemplação. Existem 28 versões de “O Pensador” de Rodin em todo o mundo. Nem todos foram aprovados por Rodin, mas os do Museu Rodin são. Uma fica dentro do museu e outra pode ser apreciada no jardim de esculturas como parte da escultura “As Portas do Inferno”.
2. Os burgueses de Calais (estudos, bronze)
3. Orfeu
4. As portas do inferno
4. Lago pelo jardim de esculturas de Rodin
O Museu tem um pequeno laguinho muito agradável para você passear em volta e tirar muitas fotos. Se estiver com crianças, pode deixá-las aproveitar por aqui, correr e se esbaldar. Se você quiser, pode até fazer um piquenique!
Como visitar o Museu de Rodin de graça
Infelizmente, são poucas as oportunidades para nós, brasileiros, visitarmos o Museu de Rodin de graça. A mais vantajosa dela para mim é adquirir o Paris Museum Pass, que já inclui a entrada para o Museu de Rodin. Mas, se você quer tentar ir de graça, essas são as opções:
- O Museu de Rodin é gratuito no primeiro domingo de cada mês, mas apenas durante a baixa temporada no período de 1 de outubro à 31 de março.
- O Museu é gratuito para os menores de 18 anos.
- O Museu é gratuito para quem compra o Paris Museum Pass. Ele faz parte das mais de 60 atrações incluídas no Paris Museum Pass, como o Chateau de Versailles, Museu do Louvre, Arco do Triunfo e muitos outros. Por isso eu acho muito vantajoso comprar o Paris Museum Pass, além de todas essas mais de 60 atrações incluídas, você ainda não vai pegar fila.
Informações Práticas para o Museu de Rodin
Endereço: Musée Rodin, 77 rue de Varenne, 75007 Paris
Metro: Varenne (linha 13), Invalides (linha 8 ou 13); RER: Invalides (linha C); Ônibus: 69, 82, 87, 92
Preço do Ingresso avulso: €13 euros. O ingresso para o Museu de Rodin dá acesso à Exposição permanente, exposições temporárias e aos Jardins. Ou, adquira o Paris Museum Pass que já inclui a entrada para o Museu de Rodin, Moseu do Louvre, Museu de Orsay, Castelo de Versailles, Arco do Triunfo, e mais outras 60 atrações. Super recomendo. Ah, e adquirindo com o parceiro do Blog GetYorGuide é super seguro e prático.
Atrações e Atrações Perto do Museu: Torre Eiffel, Musée d’Orsay, Les Invalides
Horário de funcionamento: O museu, o jardim e a loja ficam abertos das 10: 00h às 18: 30h. (Terças a domingos), Fechado às segundas-feiras.Fechado: 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro.
E aí? Vai incluir o Museu de Rodin no seu roteiro de viagem à Paris? Eu super recomendo e acho que você não vai se arrepender de visitar!
Sobre a Autora: Apaixonada por Paris, realizei meu sonho de visitar a cidade pela primeira vez em 2010. Depois de voltar muitas vezes, decidi criar esse blog para compartihar minhas dicas e ajudar você a planejar sua viagem sozinho.