Como visitar o Museu de Rodin em Paris
ATRAÇÕES

Museu de Rodin em Paris – Guia completo para sua visita

Como visitar o Museu de Rodin – O Museu de Rodin é um dos meus favoritos em Paris. Situado em no Hôtel de Biron, um edifício histórico que foi adquirido pelo governo Francês, e negociado por Auguste Rodin para que ele pudesse viver até o final de sua vida. O prédio é muito bonito, e os jardins, cheios de esculturas originais de Rodin, são maravilhosos para se conhecer.

CHECKLIST para sua viagem à Paris

☐ Encontre hotéis econômicos em excelentes localizações aqui e encantadores hotéis com vista para a Torre Eiffel aqui

☐ Reserve seu transfer do aeroporto de Paris para uma chegada sem estresse

☐ Garanta seu E-sim com pacote dados para chegar em Paris com internet no seu celular: Internet no celular em Paris e em toda Europa

☐ Saiba como usar o metrô em Paris

Reserve com antecedência atrações que esgotam rapidamente com desconto

☐ Saiba o que comer em Paris quais souvenir comprar em Paris

25 coisas que você deve fazer quando visitar Paris

25 coisas que você precisa comer em Paris

Paris em maio: visitando no melhor da primavera

História do Museu de Rodin

o Museu de Rodin  de Rodin inaugurado em 4 de agosto de 1919. Cerca de 300 obras da coleção de Rodin estão expostas nesta mansão projetada segundo as linhas da arquitetura clássica e adornada com decoração estilo Rocaille.

Como visitar o Museu de Rodin em Paris

O museu está alojado no o Hotel Biron na rue Varenne. Rodin amou esse edifício. A partir de 1908, Rodin alugou quatro quartos para usar como seus estúdios. Três anos depois, quando seu estúdio ocupou todo o edifício, o governo francês comprou o Hotel Biron. Rodin fez um acordo onde doaria todas as suas obras para o governo francês, com a condição de que sua arte estivesse sempre alojada no Hotel Biron, que se tornaria o Musée Rodin, e o artista teria o direito de viver lá para o resto de sua vida.

O que ver nos jardins do Museu de Rodin

A coleção permanente do museu inclui mais de 6.000 esculturas  em bronze, mármore, gesso, cera e outros materiais. Mas parte dessa coleção encontra-se exposta em outro local nos arredotes de Paris, o Museu du Meudon. Se você quer se aprofundar na obra de Rodin, eu recomendo muito você visitar também o Museu do Meudon. Lá você vai encontrar obras, esboços, e projetos onde você pode tocar as obras de arte de Rodin.

Especial Museus:

Booking.com

Como visitar o Museu d’Orsay: o que ver, história e muito mais

O que ver no Museu do Louvre: Mini Guia para sua visita

O que ver no Museu de Rodin em Paris

O acervo do Museu de Rodin é organizado cronologicamente, começando no andar térreo com o treinamento artístico de Rodin, os anos que ele passou na Bélgica, a escultura chamada era de bronze, e trabalhos comissionados.

A coleção de esculturas no Hotel Biron abriga algumas das obras mais apreciadas e famosas de Rodin, incluindo O Beijo, O Pensador, e uma série de esculturas retratando o célebre escritor francês Honoré de Balzac.

 Andar térreo : No andar térreo você vai encontrar material audio visual para assistir como Rodin iniciou seus trabalhos como artista e suas influências.A partir daí, quando ele iniciou seus trabalhos da fase de bronze, criando inúmeras esculturas famosas como O Beijo, O pensador e munumentos públicos.

O que ver no Museu de Rodin

Primeiro andar: Aqui, você vai poder ver alguns trabalhos de pintura de Rodin, uma apresentação de monumentos famosos feitos por ele, e detalhes da sua primeira exposição solo. Além dos trabalhos de Rodin, você vai poder ver também trabalhos de Camille Claudel, a aluna mais ilustre de Rodin e a coleção de antiguidades do artista.

Exposições temporárias :  o museu hospeda regularmente exposições temporárias que exploram aspectos específicos do trabalho de Rodin, suas colaborações e influências mútuas com outros artistas e outros temas. De tempos em tempos, elas são trocadas, e vai depender de quando você for visitar.

Vale a Pena visitar o Museu de Rodin

Vale muito a pena vistar o Museu de Rodin. Esse é um dos meus museus favoritos em Paris. A arquitetura do Museu por si só já vale a visita. Passear pelos jardins do Museu de Rodin é muito agradável. O Museu possui um restaurante onde você pode comer alguns pratos rápidos como saladas ou tomar um café. Se você vai visitar Paris na primavera, visitar o Museu de Rodin vale muito a pena.

O Jardim das Esculturas do Museu de Rodin

Ah esse jardim! Eu conseguiria passar horas por aqui. O Jardim é bastante agradável, com muitas esculturas e ainda inclui na vista parte do Invalides, o prédio onde estão os restos mortais de Napoleão.

Em 1908, Rodin começou a colocar algumas de suas obras no jardim. Hoje o jardim têm cerca de 20 esculturas em bronze, incluindo “As Portas do Inferno”, escultura inspirada no Inferno.

O Jardim também possui um pequeno restaurante onde você pode fazer um almoço rápido ou tomar um café apreciando a vista.

Especial festas de final de ano em Paris

Visitando Paris em dezembro: o que levar na mala

Natal em Paris: 7 maneiras excepcionais de celebrar o Natal em Paris

Celebrando Ano Novo em Paris

Principais obras no Jardim do Museu de Rodin

1. O Pensador (Escultura grande em bronze)

“O Pensador”, de Rodin, é uma escultura de uma figura masculina nua, em tamanho maior que o natural, sentada sobre uma rocha, com o queixo apoiado em uma das mãos, como se estivesse mergulhada em pensamentos. É uma imagem frequentemente usada para representar uma grande contemplação. Existem 28 versões de “O Pensador” de Rodin em todo o mundo. Nem todos foram aprovados por Rodin, mas os do Museu Rodin são. Uma fica dentro do museu e outra pode ser apreciada no jardim de esculturas como parte da escultura “As Portas do Inferno”.

O pensador - Jardim do Museu de Rodin

2. Os burgueses de Calais (estudos, bronze)

3. Orfeu

4. As portas do inferno

4. Lago pelo jardim de esculturas de Rodin

O Museu tem um pequeno laguinho muito agradável para você passear em volta e tirar muitas fotos. Se estiver com crianças, pode deixá-las aproveitar por aqui, correr e se esbaldar. Se você quiser, pode até fazer um piquenique!

Vale a pena visitar o Museu de Rodin

Como visitar o Museu de Rodin de graça

Infelizmente, são poucas as oportunidades para nós, brasileiros, visitarmos o Museu de Rodin de graça. A mais vantajosa dela para mim é adquirir o Paris Museum Pass, que já inclui a entrada para o Museu de Rodin. Mas, se você quer tentar ir de graça, essas são as opções:

  • O Museu de Rodin é gratuito no primeiro domingo de cada mês, mas apenas durante a baixa temporada no período de 1 de outubro à 31 de março.
  • O Museu é gratuito para os menores de 18 anos.
  • O Museu é gratuito para quem compra o Paris Museum Pass. Ele faz parte das mais de 60 atrações incluídas no Paris Museum Pass, como o Chateau de Versailles, Museu do Louvre, Arco do Triunfo e muitos outros. Por isso eu acho muito vantajoso comprar o Paris Museum Pass, além de todas essas mais de 60 atrações incluídas, você ainda não vai pegar fila.

Informações Práticas para o Museu de Rodin

Endereço: Musée Rodin, 77 rue de Varenne, 75007 Paris

Metro: Varenne (linha 13), Invalides (linha 8 ou 13); RER: Invalides (linha C); Ônibus: 69, 82, 87, 92

Preço do Ingresso avulso: €13 euros. O ingresso para o Museu de Rodin dá acesso à Exposição permanente, exposições temporárias e aos Jardins. Ou, adquira o Paris Museum Pass que já inclui a entrada para o Museu de Rodin, Moseu do Louvre, Museu de Orsay, Castelo de Versailles, Arco do Triunfo, e mais outras 60 atrações. Super recomendo. Ah, e adquirindo com o parceiro do Blog GetYorGuide é super seguro e prático.

Atrações e Atrações Perto do Museu: Torre Eiffel, Musée d’Orsay, Les Invalides

Horário de funcionamento: O museu, o jardim e a loja ficam abertos das 10: 00h às 18: 30h. (Terças a domingos), Fechado às segundas-feiras.Fechado: 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro.

E aí? Vai incluir o Museu de Rodin no seu roteiro de viagem à Paris? Eu super recomendo e acho que você não vai se arrepender de visitar!

Guia de Visita ao Museu de Rodin em Paris

You Might Also Like...