Viajar para Paris em tempos de Coronavírus – Só se fala disso em todo lugar: a rápida disseminação da nova gripe COVID-19, mais conhecido como o coronavírus. Viajantes assustados depois de tanto planejar (e pagar!) para realizar o sonho de viajar para Paris, e agora fica a questão: devo cancelar minha viagem?
Nesse artigo vou te ajudar a decidir isso apresentando o que há de fatos, sem histeira e com responsabilidade. Vem comigo que aqui vou te passar tudo o que você precisa saber sobre a situação por conta do coronavírus em Paris.
Atualização em 13/03/2020 – Paris está restringindo ainda mais toda a movimentação de pessoas e aglomerações. Estão fechadas à partir de hoje sem data para retorno o Museu do Louvre, Torre Eiffel, Palácio de Versailles e Museu de Orsay. As atrações informam que todos os ingressos vendidos serão reembolsados.Resumo
Cancelar sua viagem à Paris devido ao coronavírus é uma decisão estritamente pessoal. No momento não há restrição de viagem imposta pelo Brasil ou outros países para a França ou para quem retorna da França (como está acontecendo com pessoas que visitaram a Itália).
Sendo uma decisão pessoal, há fatores que você pode ponderar para tomar a sua decisão de cancelar ou não a sua viagem à Paris por conta do coronavirus. Minha sugestão é você avaliar as seguintes questões:
A Organização Mundia de Saúde (OMS) definiu o grupo de pessoas mais vulneráveis a infecção pelo coronavírus como sendo adultos mais velhos, pessoas que têm condições médicas crônicas graves como doença cardíaca, diabetes e doença pulmonar.
Além desses indivíduos, pessoas com o sistema imunológico comprometido como pacientes oncológicos, transplantados, soropositivos, e com doenças auto-imunes.
Você precisa checar as condições de suas reservas. Em geral, passagens aéreas podem ser alteradas ou canceladas mediante ao pagamento de uma taxa. Caso seja muito arriscado para a sua saúde ou de sua família, vale a pena considerar pagar esse preço. Sempre teremos Paris para depois que isso tudo passar.
Reservas de hotel em geral feitas pelo Booking,com e outros sites, permitem o cancelamento sem custo.
Os seguro-viagem que cobrem cancelamento não garantem nenhum tipo de reembolso se o único motivo do cancelamento for o coronavírus.O reembolso no caso de cancelamento de viagem é possível diantes das seguintes situações:
Essa é outra consideração muito importante para decidir se você deve cancelar ou não a sua viagem à Paris por conta do coronavirus. O seguro-viagem é imprescindível pois é uma das exigências na imigração de Paris para que você possa entrar na Europa/França. Esse seguro cobre despesas médicas entre outros eventos possíveis.
As seguradoras não cobrem casos relacionados a surtos, epidemias ou pandemias. Estes casos se encontram na lista de “riscos excluídos”, ou seja, não entram na cobertura médica prevista na apólice do seguro.
Até o momento (dia 09/03/2020) a OMS (Organização Mundial da Saúde) ainda não declarou o coronavírus como uma pandemia.
Diante desse quadro, as seguradoras estão cobrindo os gastos com despesas médicas e hospitalares previstos na apólice para os sintomas da infecção e o tratamento.
Com essas perguntas em mente, fica mais fácil tomar uma decisão mais acertada para cancelar ou não a sua viagem à Paris por causa do coronavírus.
25 coisas que você deve fazer quando visitar Paris
25 coisas para fazer em Paris no outono
A agência de saúde pública francesa diz que a França está agora no “estágio dois” da epidemia, em uma escala de três. Todas as 13 regiões francesas (e 3 territórios ultramarinos) foram afetadas pelo coronavírus.
O epicentro da doença é o departamento de L’Oise, ao norte da França, a cerca de 90 km de Paris, onde pelo menos 99 pessoas foram contaminadas . Como resultado, 108 escolas estão fechadas na região.
Até a data da publicação desse artigo (9 de março de 2020), são mais de 600 casos confirmados em toda a França, e desse total, mais de 50 casos em Paris.
Restaurante com vista para Torre Eiffel: 6 sugestões para você
25 coisas que você precisa comer em Paris
25 coisas para fazer em Paris com crianças
As medidas incluem um programa de triagem no aeroporto (chamado “serviço de recepção específico”) em Paris Charles de Gaulle para viajantes que chegam da China, Hong Kong e Macau. O serviço conta com profissionais médicos e paramédicos do Ministério da Saúde.
O governo francês assegura que todo o sistema de saúde francês está pronto para lidar com a doença. Parte das medidas é a criação de 70 novas unidades de atendimento de emergência em todo o país (Samu) para lidar com o possível surto do coronavírus em Paris. O objetivo é que todos os departamentos franceses tenham pelo menos um centro hospitalar capaz de acolher os doentes e cuidar deles do início ao fim de acordo com o primeiro-ministro francês Edouard Philippe.
O Museu do Louvre ficou fechado no domingo 1 de março e na segunda-feira, 2 de março. O Museu do Louvre foi reaberto a partir do meio-dia, quarta-feira, 4 de março . O museu havia sido fechado devido ao medo dos trabalhadores em relação à saúde. Médicos atuando na prevenção estarão no local para ajudar os turistas preocupados pelas galerias de arte mais populares do mundo segundoa administração do Louvre. É recomendável evitar as bilheterias do Museu do Louvre e comprar antecipadamente o seu ingresso pela internet evitando filas e contato com notas de dinheiro. Atualização: O Museu do Louvre está limitando a quantidade de visitantes à partir de 9 de março. a prioridade para visitar são as gratuidades e visitantes com e-ticktes (ingressos comprados on-line).
Quanto a outras instituições culturais de Paris, o Ministério da Cultura francês está se reunindo com cada uma delas para planejar medidas a serem tomadas se a epidemia piorar.
Enquanto isso, grandes shows, eventos esportivos e culturais estão sendo cancelados após a proibição francesa de encontros com mais de 5.000 pessoas “em espaços confinados”.
A Torre Eiffel não conta entre as atrações fechadas, disse a prefeita de Paris Anne Hidalgo ontem (8 de março). Por enquanto, a Torre Eiffel continua aberta apesar do corona vírus em Paris. Entretando, não é possível comprar ingressos com dinheiro no local. Os pagamentos para compra do ingresso da Torre Eiffel poderão ser feitos apenas em cartão de crédito. Para evitar filas e transtornos, é recomendado comprar seu ingresso antecipadamente para a Torre Eiffel pela internet, assim você evita filas e contato excessivo com outros turistas,
A Disneyland Paris continua aberta . Os eventos atualmente afetados ou cancelados podem ser consultados aqui.
O que ver no Museu do Louvre: Mini Guia para sua visita
Como visitar o Museu d’Orsay: o que ver, história e muito mais
Museu de Rodin em Paris – Guia completo para sua visita
Um jornalista perguntou à prefeira de Paris durante uma entrevista se existem planos para fechar o transporte público caso a situação venha piorar. A prefeita respondeu que era uma pergunta legítima, mas que esse tipo de decisão só pode ser tomada por outras autoridades responsáveis pela contenção do vírus e a polícia. Até o momento, enquanto a França está no nível 2 de classificação de pandemias, não existe tal intenção. Durante a semana iniciada em 9 de março, existe a possibilidade do nível de classificação subir para 3, o que pode alterar a situação dos transportes públicos.
A RATP e a SNCF recomendam dentro dos transportes públicos manter uma distância de segurança de um metro entre os indivíduos e trazer alcool-gel para desinfetar as mãos regularmente. Existe o risco de se elevado o risco de epidemia para nível 3, um plano de contingência nos transportes semelhante ao implementado durante a greve ocorrida entre dezembro e janeiro, seja implementado. Isso implicaria na redução da disponibilidade de transporte público em Paris devido ao coronavírus.
Páscoa em Paris: Guia rápido para sua visita
Cerejeiras em Paris: guia completo para a temporada de floração
Mercados de rua em Paris: 10 opções para você aproveitar
Autoridades francesas, alemãs e italianas descartaram o fechamento de fronteiras. Os vírus não as reconhecem, dizem eles. Então, por enquanto, você poderá viajar livremente pela Europa. Atualização em 9 de março de 2020: apesar de não haver fechamento de fronteiras em nenhum país europeu no momento, a Itália restringiu cidadão do norte e de outras províncias e saírem da região até 3 de abril de 2020.
A França criou canais e está divulgando muitas informações públicas no site do governo francês . Muito disso está disponível em inglês. Você pode usar o google tradutor para ler em português. Para obter informações 24 horas por dia sobre o COVID-19, ligue para o número gratuito: 0 800 130 000 na França.
A situação é muito chata e está afetando ao mundo inteiro. Viajantes ou não. Mas devemos pensar na saúde em primeiro lugar. O sonho de viajar à Paris pode sempre ser realizado. Afinal, como disse o personagem Rick Blaine, interpretado por Humphrey Bogart, na dramática cena final de Casablanca: “Sempre teremos Paris”.
Sobre a Autora: Apaixonada por Paris, realizei meu sonho de visitar a cidade pela primeira vez em 2010. Depois de voltar muitas vezes, decidi criar esse blog para compartihar minhas dicas e ajudar você a planejar sua viagem sozinho.
Castelos perto de Paris para visitar: A França tem alguns dos castelos mais bonitos do…
Visitar Paris em maio é encontrar a cidade em plena primavera com toda a sua…
Se você estiver indo para Paris em julho, com certeza você vai se divertir. Mesmo…
Paris em Abril: Finalmente chegou a hora de ver Paris iluminada pelo sol. Essa é a época…
Roteiro Emily em Paris: Preparei um roteiro especial para os fãs da série "Emily in…
Paris em Março é o momento que a cidade começa a despertar dos dias mais…
This website uses cookies.