Comprar queijos em Paris – Quem vai à Paris, com certeza quer aproveitar para se deliciar com os produtos franceses. Além de poder degustar vinhos que no Brasil seriam inacessíveis, pode também se esbaldar com os queijos. Nesse artigo, te dou todas as dicas para comprar queijos em Paris. Aqui tem dicas de lojas para comprar seus queijos em Paris, seja para consumir por lá ou trazer na mala. E que tal montar sua própria degustação de queijos para fazer um delicioso picnic no Champs de Mars? Quem sabe às margens do Rio Sena?
Vem comigo conferir lojas, queijos, e regras para trazer seus queijinhos na mala!
CHECKLIST para sua viagem à Paris☐ Encontre hotéis econômicos em excelentes localizações aqui e encantadores hotéis com vista para a Torre Eiffel aqui ☐ Reserve seu transfer do aeroporto de Paris para uma chegada sem estresse ☐ Garanta seu E-sim com pacote dados para chegar em Paris com internet no seu celular: Internet no celular em Paris e em toda Europa ☐ Saiba como usar o metrô em Paris ☐ Reserve com antecedência atrações que esgotam rapidamente com desconto ☐ Saiba o que comer em Paris quais souvenir comprar em Paris |
Resumo
8 lojas onde comprar queijos em Paris
Laurent Dubois
Laurent Dubois, premiado com o Meilleur Ouvrier de France (MOF), a maior honra que o governo francês concede aos artesãos, é apaixonado por queijos. Dubois gosta de envelhecer alguns de seus queijos um pouco mais que outros fromagers. Faz muito sucesso na loja seu Roquefort com camadas de marmelo ou o Camembert recheado com marscapone e maçãs. Aproveite para experimentar!. Ele tem várias lojas em Paris, é dar uma olhada no site para mais endereços.
47 Boulevard Saint-Germain, 5° Arrondissement
Confira mais:
Mercados de rua em Paris: 10 opções para você aproveitar
25 coisas que você precisa comer em Paris
Faça uma degustação de queijos e vinhos em Paris
25 coisas para fazer em Paris com crianças
Androuet
Androuet fornece queijo aos parisienses desde 1909. É uma loja onde comprar queijos em Paris das mais antigas. Um dos mais recomendados é o Brie Noir de Nanteuil, um queijo de leite de vaca forte, envelhecido por até 12 meses. Faz muito sucesso também o Palet de Bourgogne: um queijo de vaca cremoso banhado em conhaque. A loja principal da Androuet fica na Rue Mouffetard.
134 rue Mouffetard, 5° Arrondissement
Especial Museus:
Como visitar o Museu d’Orsay: o que ver, história e muito mais
O que ver no Museu do Louvre: Mini Guia para sua visita
Jouannault – Mâitre Fromager Affineur
Essa loja aberta em 1990 é um negócio bem familiar. Tocada por William Jouannault e sua esposa Maryse, a loja vem fornece queijos para as moradores do Marais, e também aos turistas. Na loja você encontra queijos Comté, crottin fermier, Gruyère, Saint Marcelin, Valencay e por aí vai. A loja fica no Marais, assim que você vira a esquina do Marché des Enfant Rouges.
39 Rue de Bretagne, 3º Arrondissement
Fromagerie Barthelemy
Reza a lenda que Charlotte Gainsbourg e Catherine Deneuve são clientes assíduas na loja de queijos de Nicole Barthelemy no 7º Arrondissement. A especialidade da loja é um queijo mousse tipo Fontainebleau. Não deixe de experimentar, e quem sabe você não encontra essas celebridades por lá?
51 Rue de Grenelle, 7 º Arrondissement
Fromagerie Griffon
Depois de trabalhar por um um longo tempo com o famoso fromager Laurent Dubois, Claire Griffon abriu sua própria loja, perto da Torre Eiffel. A loja conta com uma seleção de mais de 200 queijos cuidadosamente selecionados e envelhecidos.
23 bis Avenue de la Motte-Picquet, 7 º Arrondissement
Fromagerie Quatrehomme
Quase uma lenda viva, Marie Quatrehomme foi a primeira mulher a ganhar o cobiçado Maître Ouvrier de France (MOF). Famosa por seus queijos Beaufort e Saint Marcelino, ela é conhecida por envelhecer lentamente seus queijos a temperaturas baixas. Seus dois filhos, Nathalie e Maxime, agora se juntaram aos negócios da família.
62 rue de Sèvres, 7º Arrondissement
Fromagerie Cantin
A loja de Marie-Anne Cantin fica no mercado da Rue Cler desde 1950. A loja foi fundada por seu pai, Christian Cantin, que era um grande fromager listado no Guilde des Fromagers – uma organização que homenageia produtores e vendedores de queijo franceses. Marie-Anne continua a tradição da família envelhecendo queijos de pequenos lotes em cinco adegas separadas. A uma boa pedida é provar o Comté envelhecido e o Roquefort picante em pain d’épices (pão de especiarias).
12 Rue du Champ de Mars, 7º Arrondissement
Fromagerie Chez Virginie
Vale a pena subir a colina até Montmartre para provar a seleção de queijos exclusivamente de leite cru da Virginie Boularouah. Ela é a terceira geração de fromagères-affineurs com um talento de mestre para envelhecer queijo à perfeição. Uma vez que os queijos frescos são entregues na loja da Virginie, ela amadurece os queijos nos seus porões por duas semanas a vários meses antes de colocá-los à venda.
54 rue Damrémont, 18º Arrondissement.
Dicas de hospedagem em Paris para você:
Hotel barato em Paris: 5 opções por menos de 50 euros a diária
Hotel com vista para Torre Eiffel: 18 sugestões para você
Quais queijos você pode trazer de Paris para o Brasil sem problemas com a ANVISA
Desde de 2017, turistas estrangeiros e brasileiros estão autorizados a trazer na bagagem na produtos como queijo, doce de leite, salame e bacalhau. Entretanto, algumas restrições de aplicam para comprar queijos em Paris e levar para o Brasil. As condições básicas para trazer esses produtos da sua viagem estão sujeitas às seguintes regras:
- Produtos de processados de origem animal. Até então, apenas os produtos processados de origem vegetal eram permitidos.
- Os produtos devem estar acondicionados em sua embalagem original de fabricação, com rotulagem que possibilite a sua identificação, devidamente lacrados, sem evidência de vazamento ou violação.
- Limite de até 5 quilos ou 10 quilos (para derivados de carne) por pessoa , dependendo do produto.
Obs: Vale lembrar que estes itens entram no cálculo da cota de isenção, e podem estar sujeitos a taxa de importação.
A regra básica é que todos os produtos devem ter passado por algum processo industrial para eliminar os riscos sanitários. E todos embalados com a devida identificação do produtor, da fabricação e da validade. Comprar no supermercado e pedir para embalar, mesmo a vácuo, significa trazer mercadoria proibida.
Comprar queijo em Paris: Queijos que não estão liberados
Alguns tipos de queijo infelizmente você não pode trazer na sua mala. Os tipos Brie e camembert são proibidos, mesmo que venham na embalagem certa. Isso porque são produzidos a partir de maturação com menos de 60 dias. Esse tipo de queijo é chamado de baixa maturação ou de “massa fresca” e, por isso, precisam de conservação de 2°C a 8°C, por isso não podem ser trazidos para o Brasil. Mais detalhes aqui.
Como comprar queijos em Paris nos supermercados
Enquanto muitos supermercados de Paris tem balcões especiais de queijos, a maioria oferece queijos de fábricas mais comerciais. São queijos muito bons, e ficam perfeitos para fazer um pequenique, ou tomar seu café da manhã antes de sair para o seu dia.
Você deve dar uma apertadinha no queijo antes de comprar. Você deve apertar o queijo para verificar a maturação: Camemberts e Bries são geralmente enviados cedo pelos produtores. Esses queijos completam sua maturação nas prateleiras ou em casa.
Você deve apertar os moles como Camembert e Brie para ter certeza de que estará maturado quando você for consumir. Os franceses chamam de “fait” ou feito e se você vai consumir de imediato, quanto mais macio, melhor.
Você vai encontrar muitos queijos no supermercado que valem a pena e por um ótimo preço. Em Paris, a principal rede supermercados é o Monoprix. Você também encontra os Franprix, e Carrefour Express que são lojas menores.
Especial festas de final de ano em Paris
Visitando Paris em dezembro: o que levar na mala
Natal em Paris: 7 maneiras excepcionais de celebrar o Natal em Paris
4 Dicas para comprar queijos em Paris
Você não tem experiência para comprar queijos em Paris? Bom, nem eu! Mas com essas dicas você chega um pouco mais preparado para sua aventura. Não se acanhe, você é o cliente e quer provar o melhor! Então, vai por mim, e tente esses procedimentos na hora de comprar seu queijo!
- Conheça um pouco sobre as famílias de queijos – Os três principais tipos de leite são: vaca, cabra e ovelha. Mas dentro de cada tipo de leite, as opções são infinitas: entre os queijos de leite de cabra você encontrará várias formas e fases de envelhecimento, de chèvre très frais (muito fresco), a frais (fresco), crémeux (cremoso) ou secs (envelhecido). Se atente para isso.
- Componha sua seleção de de queijos como uma sinfonia
A maioria das fromageries vão te apresentar três, cinco ou sete queijos, e à você, cabe conferir se os queijos são de diferentes regiões e famílias. A não ser que seu prato seja temático de uma região. O ideal são queijos que se complementem para você não enjoar!
- Esteja atento à sazonalidade
É legal já chegar na loja e perguntar pelos queijos da estação. A produção artesanal de queijos é regida pela estação do ano. As fromageires tem bom relacionamento com os produtores e sempre terão produtos frescos da estação, e recomendações conforme a época do ano.
- Aprenda a diferenciar entre um bom e mau queijo
Peça ao fromager para experimentar o queijo. Atente-se se ele está mole demais, ou seco demais do que se esperaria, ou que você gostaria. Assim você não tem surpresas quando chegar em casa.
5 frases em francês para te ajudar a comprar queijos em Paris
Se você quiser arriscar um pouquinho de francês na hora de comprar seus queijos, essas pequenas frases vão te ajudar a se comunicar com o vendedor. E com certeza, você consquitará sua simpatia só pelo esforço! Que tal tentar?
F: “Un peu plus” or “Un peu moins” P: “um pouco mais” ou “um pouco menos”
F: “Je voudrais un demi Reblochon.” P: “Eu quero metade de um Reblochon”
F: “C’est possible de goûter le Morbier?” P: “Posso provar o Morbier?”
F: “Qu’est-ce que vous me conseillez?” P: “Qual você me recomenda?”
F: “C’est quel type de lait, le Roquefort?” P: “Que tipo de leite é o Roquefort “
Monte sua degustação – Quais queijos experimentar em Paris
Feitos de leite de vaca, ovelha ou cabra, os tipos mais populares são o Camembert, o Brie de Meaux, o Roquefort, o Boursin, o Reblochon, o Munster, o Pont l’Eveque, o Epoisses e o Tomme De Savoie. São muitas variedades e regiões.
Para facilitar a sua escolha e entendimento, separei 21 variedades de queijos, por região, com uma pequena descrição de suas características.
OBSERVAÇÃO: ESSA LISTA DE QUEIJOS QUE ESTOU PASSANDO SÃO PARA VOCÊ PROVAR ENQUANTO ESTIVER EM PARIS! PARA TRAZER SEUS QUEIJOS PARA O BRASIL, CONFIRA A PARTE DO POST QUE FALO QUAIS TIPOS DE QUEIJO PODEM SER TRAZIDOS DE PARIS PARA O BRASIL DE ACORDO COM A ANVISA!
Região Auvergne/Rhônes-Alpes
- Bleu d’Auvergne (AOC 1975) – O Bleu d’Auvergne é um feito de leite de vaca, com veios azuis. Diferente do o Roquefort, que é feito com leite de ovelha. É um queijo considerado forte. Harmoniza com vinho: Muscat-de-Rivesaltes ou Banyuls
- Cantal or “Fourme de Cantal” (AOC 1956) – O Cantal é um queijo à base de leite de vaca fresco. Ele é um dos queijos mais antigos da história. 2000 anos atrás, o Cantal já era usado para armazenar alimentos. Uma roda pode ter até 45 kg! O mínimo de envelhecimento do queijo é de 30 dias. Harmoniza com vinho: Beaujolais ou Côtes d’Auvergne.
- Reblochon (AOC 1958) – Reblochon AOC é um queijo de montanha semi-suave, casca lavada e amaciada pelo esfregaço que se originou no coração do maciço des Aravis. É um queijo cru, ligeiramente prensado, feito a partir de leite integral não pasteurizado. O envelhecimento do queijo Reblochon é de 4 a 5 semanas. Harmoniza com vinho: Roussette de Savoie.
Região Bourgogne – Franche-Comté
- Epoisses (AOC 1991) – O queijo mais famoso da Borgonha nasceu no século XVI, de uma comunidade monge cisterciense, estabelecida na aldeia de Epoisses. É um queijo macio envelhecidodo por no mínimo de 4 semanas. Harmoniza com vinho: Vouvray suave ou Pinot grigio.
- Bouton de Culotte – É um queijo de cabra bem macio que vem de Maconnais e Haut-Beaujolais. Apelidado de “Chevreton de Maconnais ou Cabrion”, o Bouton de Culotte deve seu nome por ser um queijo bem pequeno. É envelhecido por no mínimo de 14 dias. Harmoniza com vinho: Chablis (aperitivo) ou Champagne.
- Mont d’Or (AOC 1981) – Esse já é uma estrela tradicional. Queijo de casca mole, o Mont d’Or, também chamado Vacherin du Haut-Doubs. É um produto raro, que é provado exclusivamente em algum momento do ano (setembro a maio). Pode ser encontrado nessa época nos melhores bistros de Paris. Recomendo! Harmoniza com vinho: branco seco e a receita tradicional é o Mont d’Or no forno (com um dente de alho e uma colher de sopa de vinho branco).
Região da Bretanha
- Cure Nantais – é um queijo de leite de vaca suave que pode ser moldado sob 3 formas: um modelo quadrado com cantos arredondados, sua forma original, uma grande rodada modelo que visa a venda de corte e um modelo pequeno envelhecido com Muscadet. O envelhecimento do queijo é de 4 semanas em um porão úmido e em tábuas. Harmoniza com vinho: Muscadet ou Gros-plant-du-pays-nantais.
Região Centre-Val de Loire
- Selles-sur-Cher (AOC 1975) – O Selles-sur-Cher faz parte dos queijos de casca mole e primaveris. A casca é salgada e queimada com carvão, o que lhe confere um sabor doce. O envelhecimento do queijo é entre 10 dias e 3 semanas. Harmoniza com vinho: Touraine Branco.
Região da Córsica
- Brocciu (AOC 1983) – Esse é um orgulho nacional da Ile de Beaute, o Brocciu é o único queijo feito com soro de leite de ovelhas da Córsega. O nome faz uma referência a um queijo fresco provençal. Ele é envelhecido por 21 dias. Harmoniza com vinho: Calvi vinho da Córsega (branco), Pouilly-Fuissé, Borgonha (branco) ou Crozes-Hermitage (branco).
Região Grand Est
- Munster (AOC 1969) or Munster Gerome – O Munster é um queijo macio, lavado com casca, composto de leite cru de vaca. O envelhecimento do queijo, de acordo com a especificação, é de 21 dias no mínimo. Harmoniza com vinho: Pinot grigio, Chateauneuf-du-Pape ou Gewurztraminer.
- Langres (AOC 1991) -O Langres distingue-se pela pequena “bacia” no seu topo. Quanto mais a bacia é escavada, mais o queijo Langres é envelhecido. É envelhecido por 15 dias no mínimo para um tamanho pequeno, 18 dias tamanho médio e mínimo de 21 dias para um tamanho grande. Harmoniza com vinho: Chateauneuf-du-Pape, Lalande-de-Pomerol ou Fronsac.
Região Hauts-de-France
- Maroilles (AOC 1976) – Queijo de casca mole, o Maroilles é um dos mais antigos queijos da França. Sua primeira aparição registrada foi no século VII ao longo da decisão “l’Ecrit des paturages”. Harmoniza com: cerveja Affligem!
Região Ile de France
- Brie de Meaux and Brie de Melun (AOC 1980) – O Brie é o ancestral de todos os queijos macios, como o camembert. Essas duas variedades tem uma pequena diferença.Essa diferença diz respeito ao envelhecimento dos queijos. o Brie de Meaux é refinado por 4 a 8 semanas, enquanto o Brie de Melun é refinado por 4 a 12 semanas. Entende-se que o Brie é um queijo real. Harmoniza com vinho: Champagne!
Região da Normandia
- Camembert de Normandie (AOC 1983) – É um queijo de casca mole e típico da primavera. O leite necessário para sua produção vem de vacas da Normandia, criadas ao ar livre dia e noite. Eu amo um camenbert! Harmoniza com vinho: Champagne Blanc de Blancs, Anjou-Gamay ou Touraine, e vai super bem assado no forno.
- Pont l’Eveque (AOC 1972) – É jum queijo cremoso. É considerado um dos mais antigos queijos da Normandia. Também apelidado “Angelot” de é um queijo saboroso. Harmonisa com vinho: Madiran, Pecharmant ou Fitou.
Região Nouvelle-Aquitaine
- Ossau-Iraty (AOC 1980) – Produto das região do País-Basco e Bearn, esse é um queijo de ovelha cru.As ovelhas devem ser basco-bearnaise, cabeça negra de Manech ou cabeça vermelha de Manech. É um queijo bem saboroso. Harmoniza com vinho: Irouleguy ou Jurançon.
- Edam Francês – Tradicionalmente um queijo belga, o Edam tem sua versão francesa. Sua casca de cor vermelha viria dos barris de Bordeaux, em que foram transportados. Edam tem diferentes datas de envelhecimeto variando de 3 a semanas de cura a 3 a 9 meses.
Região Occitanie
- Pelardon des Cevennes (AOC 2000) – O Pelardon, de Languedoc, é um queijo de cabra macio, de casca rosa, e seu nome é originário da língua cevenol (“pebre”, que significa pimenta). Seu sabor é descrito como “queijo pequeno e arredondado, feito com leite de cabra, picante, com gosto mais “seco” e típico da micro-região de Cévennes.Harmoniza com vinho:Ventoux (branco), Cotes du Rhones Aldeias branco, branco Pays d’Oc, branco Sancerre.
- Cabecou d’Autan – É um pequeno queijo de cabra de casca mole e típico da primavera. Um produto do sudoeste da França.Moldado exclusivamente com concha, este queijo recebe o rótulo vermelho desde 2006. Queijo bem fresco, com envelhecimento de cerca de 10 dias. Harmoniza com vinho: Borgonha (branco), Tavel rosé ou Marcillac (vermelho).
- Roquefort (AOC 1925) – Esse já é um bem conhecido queijo francês. Roquefort é um queijo azul, feito no sul da França a partir de leite de ovelha não pasteurizado. Foi o primeiro queijo na França a receber a “Appellation d’origine controlee” em 1926. Harmoniza com vinho: Sauternes, Banyuls ou Gewurztraminer.
Região da Provence Alpes Cote d’Azur
- Banon (AOC 2003) – O queijo tem o aroma e a cor da folha de castanha que confere a ele um gosto um tanto terroso. De sabor único, Banon é um queijo com personalidade Firme, suave, cremoso e macio, com sabor de nozes.Harmoniza com vinho: Cotes-de-provence (branco ou tinto) ou Coteaux-Varois-en-Provence.
Espero que você tenha gostado dessas dicas e que elas facilitem você a degustar e comprar queijos em Paris. Que você possa comprar queijos em Paris para trazer para casa e continuar saboreando a sua viagem por mais tempo!
Sobre a Autora: Apaixonada por Paris, realizei meu sonho de visitar a cidade pela primeira vez em 2010. Depois de voltar muitas vezes, decidi criar esse blog para compartihar minhas dicas e ajudar você a planejar sua viagem sozinho.