Comer em Paris
COMER BEM

25 coisas que você precisa comer em Paris

O que comer em Paris: guia definitivo para os amantes da culinária francesa

Todas as vezes que visitei Paris, me deparei com a seguinte pergunta: o que comer em Paris? Talvez, para os aficcionados pela gastronomia francesa essa seja uma resposta mais do que simples. Mas, para mim, brasileira que preciso de um arroz e feijão mais do que de um macarron, essa resposta não era muito óbvia.

Depois de perceber o quanto eu estava perdendo por não saber o que comer em Paris, eu decidi fazer o meu dever de casa e pesquisar a fundo tudo aquilo que você não pode deixar de experimentar quando visitar Paris. Se você é alguém que come de tudo, e que não vai deixar sobrar nenhum escargot no seu prato, ou daqueles que, como eu, não tem tanta facilidade para comer algo “diferente”, nessa lista você vai encontrar algo que vai agradar o seu paladar.

E não deixe de experimentar as delícias da culinária francesa, mesmo que a princípio você torça o nariz, e ache que não vai gostar. Viajar é para isso, conhecer novos lugares e novos sabores. Não volte para casa sem experimentar pelo menos metade dessa lista do que você precisa comer em Paris!

CHECKLIST para sua viagem à Paris

☐ Encontre hotéis econômicos em excelentes localizações aqui e encantadores hotéis com vista para a Torre Eiffel aqui

☐ Reserve seu transfer do aeroporto de Paris para uma chegada sem estresse

☐ Garanta seu E-sim com pacote dados para chegar em Paris com internet no seu celular: Internet no celular em Paris e em toda Europa

Reserve com antecedência atrações que esgotam rapidamente com desconto

☐ Saiba o que comer em Paris e como usar o metrô em Paris

Um pouco sobre a culinária francesa

A culinária regional francesa é caracterizada por sua extrema diversidade e estilo. Tradicionalmente, cada região da França tem sua própria culinária que a distingue. Paris e Île-de-France são regiões centrais onde quase qualquer produto do país é facilmente encontrado. Então em Paris, você vai encontrar um pouco da influência da culinária de todas as regiões do país.

Na lista que fiz, você encontrará pratos tradicionais de várias regiões da França e ainda alguns pratos oriundos da culinária internacional, que se tornaram muito tradicionais para comer em Paris. Vamos conferir?

O que você deve comer quando visitar Paris

Resumo

Dica: Você pode dar um printscreen nessa tabela e guardar para a sua viagem!

1) Sopa de cebola (soup d’oignon)

Esse é um dos pratos mais tradicionais quando se pensa no que comer em Paris. A versão moderna desta sopa originou-se em Paris, no século XVIII. A sopa é feita a partir de caldo de carne e cebola cortada em fatias muito finas e caramelizadas. Leva também um pouco de manteiga, vinho branco, tomilho fresco e folhas de louro. Tudo isso coberto com uma torrada e queijo Gruyere gratinado. Uma delícia!

Um lugar bem tradicional para você tomar sua sopa de cebola é o restaurante Au Pied de Cochon. Este restaurante 24 horas é bem antigo e ainda hoje é considerado uma instituição parisiense, servindo sua famosa sopa de cebola. Eu prefiro tomar essa sopa num dia mais frio, pelo menos chuvoso. Para o verão é um prato quente demais para o meu gosto.

Planejando sua viagem à Paris – O Básico!

Você está aqui sonhando com a sua viagem à Paris, mas você conhece como a cidade é dividida? Paris é dividida em “arrondissements” que são uma espécie de bairros. Conhecendo isso, fica mais fácil descobrir os melhores bairros onde se hospedar em Paris. Se é a sua primeira vez em Paris ou já foi algumas vezes, é sempre bom saber tudo sobre qual é a melhor época para visitar Paris. Seja na Primavera, verão, outono ou inverno, Paris é sempre maravilhosa! E para incrementar o seu roteiro, inclua alguma das 25 coisas que você deve fazer quando visitar Paris que são simplesmente imperdíveis! Se quiser encontrar uma hospedagem bem baratinha, aqui tem algumas opções de hotéis econômicos em Paris.

2) Steak frites do L’entrecote de Paris e seu molho secreto

O que comer em Paris - Relais de l’Entrecôte

Turistas e parisienses fazem fila para comer o único prato do restaurante: um belo filé com fritas coberto com um molho verde misterioso. Pelo meu paladar e algumas pesquisas, a base desse molho secreto é mostarda, manjericão, azeite, e sabe Deus mais o quê. Só sei que é delicioso e inesquecível. As batatas fritas também são divinas. E você ainda tem direito a uma segunda rodada delas. Não recuse!

Booking.com
Relais de l’Entrecôte - O que comer em Paris

Minha cara de felicidade no Relais de l’Entrecôte.

Existem vários restaurantes em Paris que copiam esse formato para comer em Paris, mas o original é o Relais de l’Entrecôte . A filial mais tradicional é a de Saint German de Prés, na Rue Saint-Benoît, mas a rede tem outros dois endereços em Paris. Dica: Chegue cedo para o jantar!

3) Steak Tartare

Sua comida nem sempre precisa ser cozida para ficar deliciosa. Carne crua, um ovo e outros ingredientes são misturados para fazer este prato icônico. Esse é um daqueles pratos controversos. Uns amam, e para outros nem pensar. Eu sou da turma do nem pensar. Mas, não poderia deixar fora da lista algo tão tradicional da culinária francesa. Se posso dizer algo a seu favor, tenho certeza de que a carne utilizada será da melhor qualidade. O que vai garantir um prato ainda mais saboroso para aqueles que apreciam o Steak Tartare. Se você quiser um lugar confiável para você comer em Paris a sua carne crua, eu indico o restaurante La Rotonde. Ele serve um dos melhores Steak Tartare para você comer em Paris.

Você já está com tudo pronto para sua viagem à Paris?

Se ainda não se convenceu que Paris é o seu destino, eu te conto aqui por que viajar para Paris é sempre uma boa idéia! Já está com sua passagem comprada? Vai chegar pelo Aeroporto Charles de Gaulle? Não se perca usando o meu Guia do Aeroporto de Paris Charles de Gaulle. Você já sabe o que é imperdível para ver no Museu do Louvre? Vai realizar aquele sonho de um jantar maravilhoso num restaurente com vista para a Torre Eiffel? Ja lê esses posts!E para quando voltar para casa, traga os melhores souvenirs de Paris com você!

4) Falafel  L’As du Falafel no Marais

O que comer em Paris

Esse não é um prato da tradicional da culinária francesa, mas o Falafel já se tornou muito tradicional em Paris.Você vai encontrar em vários balcõezinhos pelo bairro do Marais, mas o mundialmente famoso e tido como o melhor do mundo por quem entende de Falafel, é o do L’As du Fallafel. Sempre com filas na porta, mas vale a pena esperar. Além de ser bem gostoso, o preço ainda é muito bom (entre 5 e 6 €) , e sozinho ele já equivale ao seu almoço.

5) Ostras com champagne (ou um vinho branco!)

O que comer em Paris

As ostras são parte integrante da culinária francesa. É uma iguaria muito tradicional para as épocas de festa (dezembro e início de janeiro). Tem gente que não curte muito, mas eu amo! Como um prato todo sozinha com uma taça de vinho branco e umas gotinhas de limão siciliano. Se você nunca experimentou, vale a pena comer em Paris suas ostras. Se não quiser encarar as ostra cruas (e vivas!), você pode tentar as gratinadas com manteiga e queijo. Também são saborosas, mas eu prefiro o frescor tipo “um beijo no mar” das ostras frescas.

O que comer em Paris

Minha cara de felicidade com as minhas ostras!

Você pode experimentar ostras em Paris em muitos lugares, inclusive em mercados tipo feira de rua. Mas se quiser ir em um especialista, recomendo o Grands Marais – Le Bar a Huitres, localizado no Marais, perto de Place des Vosges.

Confira também: 

6) Caramelos

Não dá para descrever com palavras como são deliciosos os caramelos de Patrick Roger e Jacques Genin. Com uma textura incrível, e sabor amanteigado, estas pequenas “balinhas” vão mudar para sempre a sua vida. Você vai querer levar um monte para casa e como souvenir para os amigos. Se você tiver que escolher apenas um lugar para comer em Paris os caramelos, eu recomendo o Jacques Genin (experimente o caramelo natural ou o caramelo de gengibre e depois em conte!).

7) Manteiga Bordier

O que comer em Paris

A manteiga francesa já é diferenciada. Eu gosto de comprar no supermercado a Le sel de mer, acho que é esse o nome… Com cristais de sal. Essa do supermercado, numa baguete fresquinha já me enlouquece. O que dirá a manteiga Le Beurre Bordier. Sua vida nunca mais será a mesma, ela vai revolucionar o seu padrão atual de manteiga.

A manteiga Bordier é incrivelmente suave e super rica em sabor. Você vai literalmente comer baguetes e mais baguetes só para comer mais dessa manteiga (especialmente quando você adiciona uma pitada de flor de sal). Eu comprei essa manteiga na Laurent Dubois (uma loja de queijos), embora você possa encontrá-la em outros lugares. Não deixe de conferir! É sério!

8) Sorvete Berthillon

O que comer em Paris

É o sorvete mais famoso da cidade. É tão popular que a loja principal na verdade fecha no verão porque não dá conta! Eu amo o sabor pain aux epicies (uma espécie de pão com especiarias, digamos assim). Esse sabor só tem lá! Outros sabores muito populares são o caramel au beurre salé e morango com manjericão. Você vai encontrar a lojinha na Île de Saint Louis. Vá passeando por lá e você vai acabar cruzando com a loja ou algum balcãozinho vendendo o Sorvete Berthillon. Mas tem que ser o original! Nada de pegar um gelato italiano por engano!

9) Crepes e Galettes

Se você está em Paris, precisa comer um crepe. Sejam os crepes doces vendidos na rua (meu preferido é o de Nutella com morango perto da Torre Eiffel), ou as famosas Galettes da Bretanha, feita com o trigo sarraceno (um trigo “preto”). A Galette é geralmente salgada e mais crocante. Esse prato também é servido tradicionalmente em 2 de fevereiro, um feriado religioso celebrado na França chamado “Chandeleur”. Existem vários restaurantes de crepe da Bretanha para você experimentar em Paris.

10) Chocolates

Paris é residência de muitos mestres Chocolatiers. Cada um deles tentando ser mais criativo que o outro na sua produção. Mas o meu favorito é a loja do Pierre Marcolini na Rue du Bac na margem esquerda. Mesma rua onde fica o Bon Marché e a capela da Medalha Milagrosa. A loja é linda, e o chocolate é da melhor qualidade. Pierre Marcolini se dedica à fabricação do chocolate desde o grão cru até as delícias vendidas finalmente na sua loja.

Mas se não for passar pela Rue du Bac, não deixe de experimentar chocolate em alguma das lojas pelas quais você passar. Experimentar chocolates em Paris é de lei!

11) Croissant e café

O que comer em Paris

Quando estou na França, priorizo ​​comer o máximo de croissants que puder, afinal, dificilmente vou encontrar croissant melhor em qualquer outro lugar do mundo. Não é mesmo? Para mim, eles são o café da manhã perfeito e um ótimo lanche a qualquer hora do dia. Pare em alguma boulangerie que sirva café, peça seu croissant, e já faça seu petit dejeuner. Você vai gastar uns 3 euros, e já vai garantir seu café da manhã!

Certifique-se que o croissant que você escolher é croissant au beurre, que é feito com manteiga. Evite o croissant ordinare que pode ser feito de outras gorduras e não serão tão saborosos.

Faça um tour pela cozinha de uma padaria francesa em Paris e aprenda sobre a produção dos típicos pães franceses, como a baguete clássica e os autênticos croissants. Prove diferentes pães e ganhe ainda pães e croissants de cortesia.

Faça um tour gastronômico pelo Marais e embarque em um passeio gastronômico por  um dos bairros mais populares de Paris. Experimente queijos, vinhos, ostras, falafel, crepes, boeuf bourguignon e crème brûlée nesta excursão culinária de três horas. Imperdível!

12) Foie gras

O que comer em Paris

Essa é uma das iguarias da culinária francesa. Nos dias de hoje, um prato um tanto controverso devido aos seus métodos de produção. Mas à parte de toda polêmica, o fois gras ainda tem muitos admiradores. Se você vai estar em Paris, e gosta do foie gras, ou quer experimentar, está no lugar certo. Alguns dos melhores foie gras podem ser encontrados na Maison Guyard, uma pequena loja especializada em alimentos localizada em Saint-Germain-des-Pres, na margem esquerda.

13) Sanduíche de Jambom

O que comer em Paris

A única maneira que esse sanduíche pode ficar mais simples é tirar o queijo e adicionar manteiga, tornando-o um jambon-beurre em vez de um jambon-fromage. De qualquer forma, desde que esteja em uma baguete fresca, você deve experimentar um, a menos que você não coma presunto, então, apenas queijo para você. Essa é outra opção barata para comer em Paris. Você pode comprar um em qualquer boulangerie e já sair pela rua comendo o seu almoço. Não vai gastar nem 5 euros, e já vai estar alimentado até o jantar.

14) Croque monsieur e Croque Madame

É um sanduíche de presunto e queijo grelhado que equivale a uma refeição completa. Ele é recheado com queijo, presunto e molho bechamel. O ideal é comer com garfo e faca (impossível comer como um misto quente simples).  Você encontra em quase todo café parisiense. Se você for no Café de Flore, já sabe o que pedir, é um dos melhores Croque Monsier de Paris. Com um ovo em cima se transforma em um croque madame. Inteligente, né?

Excursão gourmet em Paris: Experimente os sabores de Paris num tour culinário. Esta deliciosa excursão levará você em uma jornada através da mundialmente renomada culinária francesa. Ótima opção para incluir no seu roteiro gastronômico.

15) Perninhas de Rã

O que comer em Paris

Isso mesmo. Tem gente que não consegue nem imaginar isso. Eu comia rã quando era criança, meu pai chegou a criar. Dizem os adeptos da medicina natural que rã faz muito bem para o nosso sistema imunológico. Você pode experimentar as rãzinhas no estilo provençal, com ervas e tomates frescos. Tem gosto de frango. Sim, parece um franguinho. Você pode experimentar as perninhas de rã à provençal no Sacre Fleur, em Montmartre. Esse é um daqueles pratos para você comer em Paris com gosto. Depois me conte!

16) Creme  brûlé

O que comer em Paris

Este é um clássico da culinária francesa. Comer um verdadeiro Creme  brûlé em Paris, num jantar em um bistrot como sobremesa vai completar sua experiência parisiense. Ele é feito com um creme à base de ovos, e uma casquinha crocante por cima feita com açucar “queimado”, por isso o nome “ brûlé”.

17) Queijos e vinhos franceses

O que comer em Paris

Essa é fácil, não é mesmo? Uma das vantagens de ir à Paris é poder se empanturrar de todos aqueles queijos maravilhosos, e ainda harmonizar com vinhos franceses. Sério! Não deixe de comer todo queijo que você puder! A melhor parte sobre comer queijo em Paris é que é muito BARATO! E além disso você vai encontrar queijos de todas as regiões da França. Entre em alguma loja de queijos e se esbalde. E você pode ainda trazer para casa como souvenir. Você pode experimentar vinhos de todas as regiões da França, por preços que você nunca vai encontrar no Brasil.

Faça uma degustação de queijos e vinhos em Paris com valor super em conta! Uma viagem à França não estaria completa sem uma degustação de queijos e vinhos! Não importa se você está apenas começando a explorar o mundo dos vinhos ou se já é um antigo especialista, certamente irá experimentar novos sabores.

 

18) Doces da Patisserie francesa

Os doces das patisseries de Paris são um capítulo à parte. Os doces franceses são menos açucarados que os brasileiros. Eles não usam intensivamente leite condensado como usamos nos nossos doces. Mas isso não faz dos doces franceses menos saborosos. Pelo contrário! Além da aparência, sempre lindos e delicados, os doces franceses são uma explosão de sabores. A lista de doces que você deveria provar é longa. Experimente as eclairs de café ou de chocolate, a mille foille da Angelina, o Paris breast, as tarte tatin, e por aí vai. Tenho certeza que você vai encontrar pelas vitrines algum doce que você queira provar!

19) Chocolate quente

Chocolate quente da Angelina

Se estiver frio, o chocolate quente vai te ajudar a se esquentar, mas se estiver calor, experimente mesmo assim! O “chocolat chaud” de Paris é rico e cremoso, diferente do chocolate quente que você faz em casa. Um dos mais famosos é o da Angelina. Mas eu não deixaria de experimentas os melhores chocolates quentes de Paris e confirmar se vale a pena!

20) Pain au chocolat

O que comer em Paris

Pain au chocolat é quase que um Croissant com gotas de chocolate. E sim, você pode comer no café da manhã. Então aproveite! Depois de dar a primeira mordida, você não vai se arrepender! Qualquer boulangerie na cidade terá seu pain au chocolat, especialmente na parte da manhã. Existe uma disputa regional na França quanto ao Pain au chocolat. Em Bordeaux ele é chamado de Chocolatine, e acabou de ser sugerido para entrar na lista da UNESCO de patrimônios culturais da Humanidade.  Mas para a alegria dos Bordelaise, quem entrou para a lista foi o Chocolatine, e não o parisiense Pain au Chocolat!

21) Baguetes

O que comer em Paris

Não há nada melhor para comer em Paris do que uma baguette quentinha recém saída do forno! Andar pelas ruas de Paris com uma baguete na mão é essencial! Você pode comprar de manhã cedo em alguma boulangerie quando você sair para passear, ou na volta para comer a noite. Vai economizar e aproveitar as baguettes francesas!

Quer aprender fazer sua própria baguete em Paris?

22) Escargot

Escargot… E aí? Vai encarar comer uns caramujinhos? Calma, não é bem assim. Sugiro você se aventurar e experimentar se nunca o fez. O Escargot é feito geralmente com muita manteiga e ervas, então esse é o sabor primário que você vai ter. A textura e o gosto, eu diria que são semelhantes a mariscos ou ostras, mas um pouco mais pronunciado. Então, é mais ou menos como ter mariscos ou ostras gratinados em um molho de alho manteiga. Você pode experimentar mais essa iguaria francesa no restaurante L’escargot, na rue Montergueil.

23) Magret e Confit de Canard

O que comer em Paris

“Confit” (conserva de pato ou ganso) e “magret” (peito de pato) compõem uma parte importante da comida do Sudoeste da França. O “confit” era um método usado pelos camponeses para conservar as diferentes partes do ganso que sobravam depois que usavam o fígado para fazer o foie gras. O “Magret”, é o filé de carne magra de peito de gansos ou patos que foram engordados pela alimentação forçada para produzir o foie gras. Eu prefiro o Magret de Canard. Mas recomendo você experimentar os dois em Paris. O magret é surpreendente de tão bom, e se você harmonizar com um vinho bordeaux, vai ficar perfeito! Recomendo você experimentar esse prato no Cafe de Sully, na Ile de Saint-Louis.

24) Moules frites

Ahhh, Moules frites! Como eu amo! Embora o moules-frites seja muito popular na França, acredita-se que o prato tenha se originado na Bélgica. Na Bélgica e na França, o moules-frites está disponível na maioria dos restaurantes. O moules-frites é considerado o segundo prato favorito na França, perdendo por pouco para o magret de canard. Os mariscos são cozidos num molho a base de vinho branco e ervas, e servido com batatas fritas. Aproveite que vai estar em Paris, e experimente o moules frites! Eu sugiro o restaurante Leon de Bruxeles.

25) Escargot de Chocolate e pistache

O que comer em Paris

Apesar do nome, não se trata dos nossos amigos caracóis. O escargot de Chocolate e pistache é um uma espécie de croissant, em forma de espiral, recheado com creme de pistache e gotas de chocolate. Você encontra nas boulageries Du Pain e des Idées, na área do Canal Saint-Martin. Além de delicioso, o Escargot de Chocolate e Pistache já se tornou uma celebridade no instagram. São muitas fotos com ele!

Bonus – Macarrons!

O que comer em Paris

E eu fecho essa lista com eles: os macarrons! Se tem um doce francês famoso são os macarrons. Você pode encontrá-los por toda a cidade, desde as lojas mais famosas como a La Durée e Pierre Hermes, quanto em outras lojas menos famosas mas não menos deliciosas. O Macarron é uma iguaria muito delicada. As casquinhas crocantes são feitas com claras batidas em neve, açúcar, e farinha de amêndoas e são recheados com diferentes e deliciosos recheios. Além de comer os macarrons em Paris onde eles se tornaram mais famosos, você também pode fazer uma aula de culinária e aprender a fazer seus próprios macarrons quando voltar para casa! Eu fiz uma aula dessas e foi pura diversão. Recomendo!

Quer aprender fazer Macarron em Paris?

Aula de Macarron em Paris

O que não comer em Paris

Fast Food (McDonald’s, Subway, Quick etc)

Muitas pessoas viajam para Paris com o orçamento curto. A primeira coisa que passa pela cabeça é que vão ter que comer McDonald’s. Não! Não faça isso. Isso não é necessário. Primeiro que fast food dessas grandes redes não é tão barato assim (a não ser que você coma só um X-burguer). Segundo, que é muito melhor você comprar um sandwich na baguete em qualquer boulangerie (você vai encontrar uma em cada esquina, literalmente). Você vai comer uma baguete de alta qualidade, com queijo e presunto franceses, que vão deixar você bem sustentado para passar o seu dia. Então, esqueça o fast food na hora de comer em Paris!

Coca-cola e refrigerantes em geral

É isso mesmo. Mesmo que você seja viciado em refrigerante, não peça coca-cola em nenhum restaurante em Paris! Refrigerante é muito caro na França e na Europa em geral. Os governos colocam altos impostos nesse tipo de bebida para não incentivar seu consumo. Prefira uma taça de vinho (mais barata que uma latinha de coca-cola, é sério!), ou um suco de laranja se você não beber álcool.

Comida brasileira e restaurantes brasileiros

Bem, essa dica é meio óbvia. Você está em Paris, então mergulhe na culinária local. Experimente. Além da culinária francesa, Paris é um caldeirão de culturas, existe muita influência africana, árabe, e até mesmo asiática pelas ruas de Paris. E com culinária de alto nível. Para quê correr para o primeiro restaurante brasileiro que você vir? Lembre-se que o tempo de viagem passa muito rápido, já já você volta para casa e vai poder comer a melhor comida brasileira do mundo: aquela feita no Brasil!

E o que você achou? Ficou com vontade de experimentar alguma dessas delícias? Esqueci alguma coisa? Me conta aqui nos comentários!

 

You Might Also Like...